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Audiência debate assuntos inerentes ao trânsito de Rio Preto

Secretário Amaury Hernandes ouviu vereadores e munícipes e falou sobre transporte coletivo urbano, radares, e questões relacionadas a táxis e carros de transporte por aplicativos
Audiência debate assuntos inerentes ao trânsito de Rio Preto

Secretário de Trânsito Amaury Hernandes e o assessor especial da pasta, Antonio Benincasa Neto

[04/05/2023]

A Comissão Permanente de Trânsito realizou nesta quinta-feira (04/05) uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados ao transporte público coletivo, radares e transporte por aplicativos.

A audiência contou com a presença do secretário de Trânsito, Amaury Hernandes, e do assessor especial da pasta, Antonio Benincasa Neto, foi comandada pelo vereador Renato Pupo (PSDB), presidente da Comissão, e estiveram presentes os vereadores Jean Dornelas (MDB), Celso Peixão (MDB), Diego Mahfouz (MDB), Julio Donizete (PSD), Karina Caroline (Republicanos), Pedro Roberto (Patriota) e Robson Ricci (Republicanos). Também estiveram presentes munícipes e motoristas de táxi e de transporte por aplicativos.

Dentre os assuntos levantados, estavam pedidos de alterações de linhas de ônibus e radares instalados pela cidade, como o da ligação da avenida Nadima Damha e avenida de Maio. Hernandes explicou que o radar de 40km/h instalado nos dois sentidos da ligação das avenidas foi alvo de estudo, que mostrou que 94% dos veículos que passam no local o fazem acima da velocidade máxima permitida. “Nesse local há duas curvas perigosas, uma ciclofaixa e um risco muito alto de acidentes graves com risco de morte”, afirmou o secretário.

Dentre as explicações de Hernandes, também estavam a de que é probida a instalação de lombadas em corredores de ônibus e que os radares de semáforos não funcionam entre as 23 horas e as 5 horas da manhã. Já os radares de velocidade ficam em funcionamento 24 horas por dia.

O secretário também apontou que dentro do estudo para melhorias do transporte público, estão em curso ações de interligação para diminuir o percurso dos ônibus, melhorias em sarjetões, alterações de sinalização de parada (placas de ‘Pare’) e a finalização de contratação de pessoal para o funcionamento do terminal norte. “É um terminal fechado que terá um custo operacional de R$ 100 mil por mês”, explicou Hernandes.

Diante da solicitação dos motoristas de aplicativo de vagas sinalizadas para embarque e desembarque de seus passageiros, o comandante da pasta afirmou que “não podemos demarcar espaço público para atividade privada, por isso não podemos demarcar vaga para os motoristas de transporte por aplicativo. Já o táxi é permissionário público”.

O vereador Renato Pupo e alguns motoristas de transporte por aplicativo mostraram cidades que regulamentaram leis que permitem a sinalização das vagas, como Franca, Presidente Prudente e Osasco.

Os taxistas e os motoristas de aplicativo também solicitaram vagas de embarque e desembarque em frente ao Hospital Dia e a prédios antigos da cidade. Segundo os motoristas, passageiros idosos, com mobilidade reduzida, ficam prejudicados com a falta das vagas e os motoristas acabam, muitas vezes, sendo multados para conseguirem atender a esses idosos.

 

Comunicação / Câmara Municipal

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