Câmara e Fundação Milton Campos promovem Seminário
O evento integra a Etapa São Paulo da agenda de seminários de capacitação promovidos pela Fundação em todo o Brasil. Participaram da abertura dos trabalhos o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pauléra (PP), os vereadores Celi Regina (PT), Marco Rillo (PT), Jean Charles Serbeto (PMDB) e Celso Peixão (PSB).
Foram convidados para compor a mesa o prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Lopes, a coordenadora da Fundação Milton Campos, Ellen Konrad, o Tenente Coronel Ivano Pedro Rodrigues Filho, do CPI-5 da Polícia Militar, o Tenente Diego Moraes Machado, do 13º Grupamento de Bombeiros, a secretária municipal de Assistência Social, Helena Marangoni, o professor Osvaldo, representando a Diretoria Regional de Ensino e a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Rosa Mary Cordova.
O evento, uma parceria da Fundação com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), capacitou em 2012 quase 8 mil profissionais no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Santa Catarina, em Minas Gerais, na Bahia, no Ceará, no Piauí e no Amazonas.
O Seminário reuniu mais de 200 profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social, servidores do legislativo e de prefeituras da região de Rio Preto. O objetivo é capacitar esses profissionais para que se tornem multiplicadores na prevenção ao uso indevido de drogas.
“O combate às drogas é um assunto que deve estar sempre em debate. Temos que buscar soluções para tratar e prevenir o problema, com a atenção voltada especialmente aos jovens”, afirma Paulo Pauléra.
As palestras foram ministradas pela psicóloga e mestre em Educação Vera Da Ros e a psicóloga Maria Cecília Fallani, que abordam temas como os fatores de risco e de proteção e a prevenção do uso indevido de drogas nas escolas.
Ao final do Seminário, além do certificado, os participantes receberam as cartilhas da série “Por dentro do assunto”, que tratam do tema maconha, cocaína e inalantes. As publicações foram elaboradas para servir de apoio para que os professores possam direcionar os trabalhos com os alunos em sala de aula, com dinâmicas e estudos de casos.
Mariana Daher / Comunicação - Câmara Municipal