Câmara é sede de Conferência Livre de Saneamento Básico
Foram debatidos problemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e controle de enchentes. O evento contou com a presença do coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, o sociólogo Edson Aparecido da Silva, e de técnicos renomados do município, como o geólogo Samir Barcha, o biólogo Arif Cais e o engenheiro Nelson Sansão.
Organizado por entidades da sociedade civil como a Associação Amigos dos Mananciais (AMMA), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Preto (SSPM), a Central de Movimentos Populares, entre outras, a Conferência Livre aprovou propostas para o Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio Preto e de cidades da região.
O gabinete da vereadora Celi Regina (PT) participou ativamente do processo de organização do evento. Ela aponta que o Decreto Federal nº 7.217, de 2010, regulamentou a Lei nº 11.445/07, determinando que o titular dos serviços públicos municipais formule a política pública de saneamento básico, devendo, obrigatoriamente, contar com a cooperação e a ampla participação da população e de associações representativas de vários segmentos da sociedade.
“Existe uma mobilização nacional para garantir a universalização do saneamento básico ao povo brasileiro e nossa cidade precisa construir um Plano Municipal de Saneamento Básico com participação popular”, afirma a vereadora.