Câmara mobiliza servidores para mutirão de doação de sangue
[07/02/2025]
Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Associação de Servidores (Ascam), realiza a campanha "Sou Servidor, Sou Doador", que mobiliza servidores e funcionários para doar sangue ao Hemocentro, que historicamente enfrente estoques baixos. Ao menos 40 servidores participaram da mobilização deste ano, inclusive vereadores, como o presidente da Câmara, Luciano Julião (PL).
"Muito importante, um ato de amor, de carinho, um gesto que salva vidas. Uma bolsa pode salvar até quatro vidas. É importante que pessoas venham doar. Hemocentro está precisando, estoque está baixo, e eu peço para as pessoas virem doar", disse Julião. O vereador Alexandre Montenegro também participou da doação de sangue. "Importante a gente conscientizar, vir ajudar. Sou doador há muito tempo. Incentivar a doação, porque estado é crítico e a gente pode salvar muitas vidas."
Servidores da Câmara também destacam o gesto. "É de grande importância a gente ajudar as pessoas, ainda mais em momento de dengue, uma situação alarmante e o estoque do Hemocentro está baixo. É de muita validade", disse o motorista Maicon Reche, é que é doador assíduo. Outro servidor que é doador assíduo é o assessor Ricardo Moreira, que há mais de uma década doa sangue e plaquetas. "Eu comecei a doar plaquetas há 17 anos. Um grande amigo teve leucemia e fizemos uma mobilização entre amigos e começamos doamos para ele. E até hoje não parei mais. A plaqueta faço a doação todos os meses. Sentimento de muita gratidão ajudar o próximo."
A enfermeira do Hemocentro, Mariana Coltro, destaca a importância da mobilização promovida pelos servidores da Câmara. "É uma ação muito importante que auxilia repor estoques. Estamos num momento crítico de baixa de doadores. Uma campanha como essa favorece, ajuda muito nosso serviço e atende pacientes que aguardam transfusões", disse Mariana, que lembra os tipos de sangue com estoque mais crítico: "os tipo O, tanto positivo quanto negativo".
Podem doar sangue pessoas saudáveis a partir dos 16 anos, com mais de 50 quilos e que não tenham contraído dengue nos últimos 30 dias nem sejam portadores de hepatite. O Hemocentro fica na rua Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama, e funciona das 7 horas às 13 horas. Telefone 3201-5151.
Comunicação/Câmara Municipal