Câmara participa de campanha Sinal Vermelho
[05/05/2022]
O Legislativo de Rio Preto, representado pelo presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota) e pela vereadora Karina Caroline (Republicanos), participou, na manhã desta quinta-feira (05/05), do lançamento da campanha Sinal Vermelho, na Secretaria da Mulher. A campanha de enfretamento à violência doméstica em âmbito nacional consiste em oferecer às mulheres um canal de denúncia, por meio de um “X” vermelho desenhado na palma da mão, identificado por atendentes de estabelecimentos comerciais a fim de que seja realizada uma denúncia aos órgãos competentes.
Autoridades ligadas à questão da mulher no município estiveram presentes no lançamento da campanha em âmbito municipal e distribuição de cartazes para serem afixados nos estabelecimentos comerciais.
“Com a divulgação e com a distribuição desses cartazes pela cidade, a gente facilita que mulher se comunique e faça chegar sua denúncia às autoridades, o objetivo é aumentar os canais de denúncia. É uma campanha de âmbito nacional foi inicia pelo Conselho Nacional de Justiça, pela Associação dos Magistrados Brasileiros, já no auge da pandemia”, explica o juiz da Vara da Violência Doméstica e Familiar de Rio Preto, Alceu Corrêa Junior.
De acordo com o juiz da Vara da Violência Doméstica, atualmente, são expedidas de 7 a 12 medidas protetivas todos os dias no município. “O que significa que de 7 a 12 mulheres são agredidas, ou supostamente agredidas, diariamente.”
Para a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Cidinha Cury, a campanha mostra para as vítimas de violência doméstica que é possível sair dessa situação. “Existe um caminho que não é difícil e nós precisamos chegar até essas mulheres e orientá-las”.
As mulheres vítimas de violência que conseguem fazer a denúncia têm uma rede de referência para atendimento psicológico, social e jurídico na Secretaria Municipal da Mulher. A secretária Maria Cristina Godoi de Augusto assegura que o equipamento municipal está pronto para receber as vítimas. “Quando alguém ajudar essa mulher, ligando no 153 ou na polícia militar e for feito um boletim de ocorrência, o caso chega até nós. Então, nossa equipe de psicólogos e assistentes sociais, por meio de busca ativa ou procura espontânea da vítima, vai fazer a escuta e orientação necessárias.”
A Câmara Municipal deve apoiar a campanha por meio da divulgação do material, campanha institucional via TV Câmara e orientação dos servidores do Legislativo. “Vamos ter os cartazes dentro da Câmara e, inclusive, com a logo da Câmara, a ideia é abraçarmos a campanha. Os vereadores são lideranças, cada um pode, no seu espaço, contribuir para a divulgação dessa campanha, orientar as pessoas”, diz o presidente Pedro Roberto.
“Nós da Câmara estaremos trabalhando, fazendo a divulgação dessa campanha, porque nossa intenção, também como legisladores, como representantes da nossa população, é ajudar a mulher, a família como um todo. Já convido a todos que quiserem, liguem na câmara que vamos estar com cartazes à disposição pra deixar nos comércios e nas empresas”, finaliza a vereadora Karina Caroline.
Comunicação / Câmara Rio Preto