Câmara presta homenagem a Manoel Neves Filho
[14/12/2023]
A Câmara de São José do Rio Preto concedeu, na noite desta quinta-feira, dia 14 dezembro, a Medalha do Mérito Comunitário a Manoel Neves Filho, advogado e presidente voluntário do Centro Social Estoril. A honraria reconhece a colaboração do homenageado no progresso e desenvolvimento do município.
A sessão solene para outorga do título foi presidida pelo vereador Diego Mahfouz (MDB), autor da homenagem. A mesa de honra foi composta ainda pelo vereador Renato Pupo (PSDB), Tarso Baglioni (assessor do vice-prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone), Marcela Galhardo (integrante da equipe do Centro Social), Osvaldo Luis Baptista (advogado e diretor do Centro Social) e Edson Aparecido Vasconcelos, vereador de Turiúba e amigo do homenageado. O prefeito Edinho Araújo (MDB) e o deputado estadual Itamar Borges (MDB) também marcaram presença no evento.
Manoel Neves iniciou seus trabalhos no Centro Social em 1986. Desde 1988 é presidente da entidade. Atualmente, o Centro Social atende, de forma gratuita, mais de 800 famílias. A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, conta com um corpo de 90 funcionários e mais de uma centena de voluntários. Fundada em 1970, a instituição se dedicava, no início, ao acolhimento e ações voltadas a famílias, em especial a mulheres grávidas, que recebiam orientação e apoio com enxovais. Hoje, são atendidos crianças, adolescentes, adultos e idosos, por meio de ações culturais, recreativas, educacionais, esportivas e de assistência social, com iniciativas voltadas, sobretudo, ao resgate da cidadania.
Entre os projetos ligados ao Centro Social está a creche comunitária Irmã Julieta. A escola de educação infantil, que atende 250 crianças (de 4 meses a 4 anos), é mantida pela entidade do Estoril e tem convênio com a Secretaria Municipal de Educação. Destaque também para o grupo da terceira idade da instituição filantrópica, que conta com 110 idosos cadastrados. Eles têm acesso a terapia ocupacional, ações de fortalecimento de vínculos, assim como atividades físicas e recreativas. Já pelo Projeto Aquarela, o Centro Social oferece teatro, dança, música e reforço escolar a 120 crianças e adolescentes.
Em discurso na tribuna, o vereador Diego Mahfouz falou sobre a relevância dos trabalhos realizados pelo Centro Social e por Neves. “As ações ultrapassam os muros da instituição. Nossa eterna e imensa gratidão por tudo que você faz pelo município.”
O vereador Renato Pupo exaltou o trabalho de Neves e de toda equipe da instituição. “Não é só alimento, vestuário. O que vocês levam para as pessoas é amor, carinho, calor humano.”
Osvaldo Luis Baptista, diretor do Centro Social Estoril e amigo do homenageado há 30 anos, destacou que Neves está no grupo de pessoas que saem da zona de conforto e assumem a zona da ação. “Aprendi com ele ir até os necessitados. Ele exala generosidade, é um missionário. Rio Preto tem muito orgulho de Manoel.”
Para o prefeito Edinho Araújo, a homenagem concedida pela Câmara oficializa o reconhecimento que a população concede ao trabalho de Neves. “E o Executivo também assina embaixo. Os que estão aqui, e os milhares que não estão, sabem do valor do grande Manoel Neves nesta cidade.” E complementou: “Qualquer outra cidade seria muito melhor se tivesse pessoas como você, que ama o que faz.”
Ao final da cerimônia, o presidente do Centro Social Estoril agradeceu a homenagem e a dedicou a todos aqueles que auxiliam a entidade. “Esta honraria que estou recebendo hoje não é minha. É de todas as pessoas que aqui estão. Todos aqui, de alguma forma, já me ajudaram a fazer algo pelo Centro Social Estoril.”
Comunicação / Câmara Municipal