Câmara sedia abertura da etapa regional da Conae 2023
[26/10/2023]
A Câmara Municipal de São José do Rio Preto sediou nesta quinta-feira (26/10) a abertura da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2023/2024. O evento será realizado no sábado (28/10), na Swift, e tem como objetivo subsidiar a construção do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034.
Estiveram presentes na abertura da Conae, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Vanessa Garcia Sanches, Mônica Galindo, vice-diretora do Ibilce, além de Eduardo Cézar da Silva, coordenador e autor do texto-base referente ao eixo 3 da Conae 2022, representante da UNCME Nacional e o Fórum Nacional de Educação, Isabela Gisse Rainho, Conselheira Estadual da Apeoesp Catanduva, Arthur Grigolin, estudante de direito da UNIRP, Taise Braz, fundadora do Movimento Negro de Catanduva e primeira secretária da Câmara Municipal de Catanduva. A deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha (PT), conhecida como professora Bebel, participou de forma remota.
Todos os presentes reforçaram a importância de uma avaliação da última década, do que funcionou e do que precisa ser reformulado para a próxima década. "O momento não é de caça às bruxas. É de replanejamento, de avaliação do que deu certo e do que não deu certo. A gente não pode ser teimoso e insistir em coisas que não funcionam", afirmou Eduardo Cézar da Silva.
A presidente do Conselho Municipal de Educação e uma das organizadoras da etapa regional da Conferência, Vanessa Garcia Sanches, exaltou a participação da região. "Nas etapas regionais temos a presença de quem está dentro da escola, por isso é preciso debater com responsabilidade. O Plano Nacional de Educação é a base para o Plano Municipal de Educação", disse.
Todos os presentes, em seus discursos, reforçaram a importância da educação como ferramenta essencial na evolução da sociedade.
Comunicação / Câmara Municipal