Cavaleiro Filipe Leite é homenageado na Câmara
Filipe está chegando à reta final de uma jornada de dois anos. O jornalista e cowboy de 25 anos decidiu partir de Calgary, no Estado de Alberta, Canadá, rumo ao sítio de sua família em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo. A viagem a cavalo, que começou em 2012, deve durar quase 800 dias no total.
Quando finalizá-la, terá completado um percurso de mais de 16 mil quilômetros, passando por países da América do Norte, América Central e, recentemente, pela América do Sul. O percurso percorrido até agora foi realizado com os cavalos da raça quarto de milha que o acompanham desde sua partida.
Filipe passou por Rio Preto nesta sexta e foi recebido em frente ao prédio da Câmara pelo presidente Paulo Pauléra, vereadores, assessores e funcionários da Câmara. "São José do Rio Preto está em uma região rica em tradições sertanejas. A aventura desse jovem destemido torna-se um exemplo de força, de amor às tradições e de coragem. Assim, não poderia deixar de fazer essa homenagem", afirmou Pauléra.
Filipe declara que, desde de pequeno, tinha o sonho de percorrer uma longa distância a cavalo. “Meu pai contava a história de um suíço que cavalgou da Argentina aos Estados Unidos, em 1925. O livro conta uma história maravilhosa. Não sei porque, mas isso ficou dentro de mim" , afirmou.
História
Segundo o requerimento de congratulação, a Historia a que Filipe se refere é a de Aimé Tschiffley, que partiu a cavalo de Buenos Aires com destino aos Estados Unidos em 1925 e, em 1928, três anos após haver deixado Buenos Aires para trás, galopou nos Estados Unidos, desfilou a cavalo na Quinta Avenida, em Nova York, fazendo o trânsito parar. Foram 21,5 mil quilômetros percorridos num acidentado percurso que incluiu atravessar a Cordilheira dos Andes.
Comunicação / Câmara Municipal