Comissão da Cidadania discute situação da Saúde em Rio Preto
[11/02/2025]
A Comissão Permanente de Defesa da Cidadania da Câmara Municipal de São José do Rio Preto realizou audiência pública na noite desta terça-feira (11/02) para debater problemas na saúde pública municipal. O presidente da Comissão, vereador João Paulo Rillo (Psol), comandou o debate que contou com a presença da médica Merabe Muniz Diniz Cabral, presidente do Sindicato dos Médicos; Reinaldo Dalur de Souza, presidente do SINSAÚDE; Greizieli Mattos, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Nadir Peliceri da Silva, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde.
Um dos principais tópicos abordados foi a proposta da atual administração municipal em terceirizar o atendimento da Saúde. Os participantes da audiência praticamente foram unânimes em criticar esta proposta, alegando que o tema é complexo e que a população seria prejudicada nessa modalidade de prestação de serviço.
O médico José Carlos “Cacau” Lopes fez uma completa explanação sobre a dengue no município. Ele lembrou que os cortes em profissionais de saúde, a redução dos agentes e outras atitudes desastrosas ao longo dos meses influenciaram nos expressivos números que Rio Preto vem passando. Em 2024 foram 24 mortes de dengue, em 2025 já são 9 mortos na cidade. E a epidemia está ainda começando, os picos de casos e mortes são esperados para março e abril.
Também participaram da discussão Fabiano de Jesus, representando a ATEM, o sindicato da Educação; além de Luís Fernando Furlaneto da Silva, do Centro Acadêmico de Medicina da Famerp e Augusto Cervo, do Centro Acadêmico de Enfermagem da Famerp.
Os vereadores Anderson Branco (Novo), Abner Tofanelli (PSB), Renato Pupo (Avante) e Pedro Roberto (Republicanos) também estavam presentes na discussão, que tratou inclusive na demora no atendimento e as filas da Saúde em Rio Preto. A Prefeitura não mandou representante oficial para participar da audiência.
Coordenadoria de Comunicação