Comissão da Educação realiza audiência sobre merenda escolar
O secretário municipal da Agricultura, Pedro Pezzuto, foi convidado para esclarecer dúvidas sobre a qualidade da alimentação oferecida aos alunos
[27/04/2023]
A Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Odélio Chaves (Progressistas), presidente, João Paulo Rillo (Psol) e Bruno Moura (Patriota) como membros, promoveu nesta quinta-feira audiência pública para debater a qualidade da merenda escolar oferecida no município.
O secretário municipal da Agricultura, Pedro Pezzuto, foi convidado para falar sobre os alimentos oferecidos aos estudantes, seguindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar, de acordo com Resolução de maio de 2020. Em São José do Rio Preto, 39.800 alunos recebem os alimentos em 143 escolas e 41 pontos de contraturno escolar.
Segundo o secretário, 406 merendeiras terceirizadas são responsáveis pela preparação dos alimentos, com supervisão de 14 nutricionistas, que elaboram cardápios para cada faixa etária. No total, são servidas 117 mil refeições por dia.
Pezzuto afirmou que a oferta de frutas, uma das reinvindicações da população, teve aumento nos últimos meses, assim como os pães e ovos. O secretário apresentou os cardápios elaborados para as escolas e explicou que, atualmente, o abastecimento das unidades escolares é realizado quinzenalmente, o que reduz os estoques, minimizando desperdícios e contaminações por insetos. Frutas e carnes são transportadas todas as semanas para as escolas.
Os vereadores presentes falaram fizeram perguntas sobre a aceitação de novos alimentos do cardápio pelos alunos, que segundo o secretário têm a oportunidade de opinar sobre os pratos servidos, quando são introduzidos no cronograma feitos pelas nutricionistas. Também respondeu questionamentos sobre a oferta de alimentos adequados para crianças com restrições alimentares, como intolerâncias e alergias, que têm à disposição um cardápio com itens diferenciados.
Comunicação / Câmara Municipal