Comissão de Cidadania recebe denúncia contra Funfarme
[23/08/2023]
A Comissão Permanente de Defesa da Cidadania da Câmara Municipal realizou reunião nesta quarta-feira (23/08) para ouvir reivindicações de médicos que atendem nas Unidades de Pronto Atendimento do município. Eles alegam que a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), contratada pelo município para gerir os profissionais que atuam de forma terceirizada nas Unidades de Pronto Atendimento da saúde municipal, não tem cumprido regras trabalhistas.
A médica plantonista Tamires Pedroso Scapin apresentou ao presidente da Comissão, vereador João Paulo Rillo (Psol) e ao membro Anderson Branco (PL) as queixas. “Estamos desde 2017 sem aumento. Um déficit salarial de aproximadamente 25% a 30%. Convenções, descanso semanal remunerado e ticket não são cumpridos. Já pedimos ajuda da Secretaria de Saúde e não obtivemos resposta. O sindicato já entrou em contato com a fundação e também não teve resposta”, afirmou. Segundo a médica, ela já está sofrendo retaliações por ter encabeçado uma ação contra a Funfarme.
Após ouvirem as queixas da médica, que afirmou não ter mais colegas a seu lado na reunião pois temem mais retaliações, os vereadores decidiram enviar um convite/convocação ao secretário de Saúde, André Baitello, solicitando que ele compareça à Câmara acompanhado do gestor de contratos da pasta e, se possível, de um representante da Funfarme. Caso haja dificuldade em trazer o secretário até a Câmara pelo convite, automaticamente ele será convocado.
Comunicação / Câmara Municipal