Vereadores analisam ações de educação ambiental e coleta seletiva
[08/03/2023]
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara de São José do Rio Preto realizou na manhã desta quarta-feira, dia 8 de março, a segunda reunião com a secretária Kátia Penteado e assessores da pasta de Meio Ambiente.
Participaram do evento os vereadores Pedro Roberto (Patriota), presidente da comissão, Odélio Chaves (Progressistas), membro do colegiado, e João Paulo Rillo (Psol), além de representantes da AAMA (Associação Amigos dos Mananciais). A agenda, solicitada pela secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, tem o objetivo de apresentar as principais ações da administração municipal e promover maior aproximação com o Legislativo.
Na ocasião, foram abordados temas como educação ambiental, coleta seletiva, pontos de apoio, Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o organograma da pasta. Atualmente, a secretaria conta com 50 servidores (entre efetivos e comissionados), além de 60 terceirizados (entre motoristas, tratadores do zoológico e profissionais de serviços gerais) e 21 estagiários.
Os contratos de plantio e manutenção de árvores, referentes ao cumprimento de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) antigos e recentes, também foram abordados. Atualmente, tramita na Câmara projeto de autoria do Poder Executivo que abre no orçamento fiscal do município um crédito adicional especial, no valor de R$ 3,4 milhões, para novo plantio. Integrantes da AAMA reclamam que algumas áreas de reflorestamento não recebem árvores adequadas e que alguns espaços que receberam plantio no passado ainda não têm árvores do porte esperado. Para detalhar esse assunto, ficou agendada nova reunião, para o dia 13 de março, às 15h30, entre vereadores e a secretária, na sede da pasta. O objetivo é analisar os últimos contratos de plantio e os detalhes dos próximos trabalhos que serão realizados. Posteriormente, deverá ser realizada também visita in loco em espaços que receberam ações de reflorestamento.
Comunicação / Câmara Municipal