Comissão de Meio Ambiente se reúne com secretária Kátia Penteado
Vereadores e profissionais da Secretaria de Meio Ambiente participaram de reunião no dia 13 de fevereiro
[13/02/2023]
A Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente da Câmara de São José do Rio Preto realizou nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, a primeira reunião de trabalho de 2023. O grupo - que é presidido pelo vereador Pedro Roberto (Patriota) e tem como membros Odélio Chaves (Progressistas), Robson Ricci (Republicanos) e Jorge Menezes (PSD) - recebeu a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado. Estiveram presentes também o engenheiro agrônomo Otton de Arruda e o biólogo Alexandre Batista do Carmo, técnicos da pasta.
A agenda, solicitada pela secretária, tem o objetivo de apresentar as principais ações da administração municipal e promover maior aproximação com o Legislativo. “Acreditamos que os vereadores são peças fundamentais para mostrar para a população que a agenda ambiental traz qualidade de vida. A ideia é também trazer informações para que possamos pensar e modernizar políticas públicas.”
Kátia Penteador e os profissionais da secretaria apresentaram um balanço das ações realizadas e também os trabalhos previstos para 2023. Os tópicos abordados foram:
-reforma e readequação do Zoológico Municipal, que está sendo transformado em centro de conservação da natureza;
-plano para reduzir o número de atropelamentos de animais;
-projeto de recuperação de nascentes e reflorestamento de áreas de preservação permanente, ação que em parceria com Semae, Secretaria de Agricultura, Polícia Ambiental e Cetesb já resultou no plantio de 31 mil mudas no córrego da Lagoa e deve agora ser realizada na Bacia do Córrego dos Macacos;
-levantamento do número de nascentes no município;
-projeto de atividade delegada, na qual policiais ambientais atuam na fiscalização de podas drásticas, poluição sonora e visual, entre outras ações;
-reforma da pista de caminhada e ciclovia do Parque do Rio Preto e Represa;
-contratação de equipe de plantio e manutenção;
-plantios para cumprimento de termos de compromisso de recuperação ambiental;
-plano do município para o enfrentamento de mudanças climáticas;
-plano de conservação e recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado em Rio Preto;
No caso dos planos que estão sendo elaborados, Kátia destaca a importância de transformá-los em lei, com o auxílio do Legislativo. A intenção é que as ações ambientais decorrentes desses planos se consolidem e se tornem políticas de Estado e não somente de um governo.
Pedro Roberto, presidente da Comissão de Meio Ambiente, salientou o papel da Câmara no debate das questões ambientais e os reflexos das discussões para a população. “Quanto maior o debate, melhores os resultados. É essa contribuição que nós queremos dar para a cidade, para as pessoas, para terem um ambiente mais saudável e mais tranquilo para se viver.”
Uma segunda reunião da comissão com a secretária deve ocorrer em breve, para a discussão de outros cinco itens: educação ambiental, coleta seletiva, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, pontos de apoio e organograma da secretaria.
Comunicação / Câmara Municipal