Ferramentas Pessoais

Comissão debate adequações no atendimento aos idosos

Representantes das áreas de assistência social, saúde e o juiz Evandro Pelarin estiverem presentes na reunião

[03/08/2023]

A Comissão Permanente do Idoso da Câmara de Rio Preto realizou uma reunião nesta quinta-feira (03/08) para debater novas estratégias a fim de ampliar e adequar o atendimento a munícipes com mais de 60 anos em Rio Preto.

Além dos vereadores Pedro Roberto (Patriota), presidente da Comissão, Karina Caroline (Republicanos) e Renato Pupo (PSDB), membros, participaram do encontro o vereador Odélio Chaves (Progressistas), o juiz Evandro Pelarin, representantes do Conselho Municipal dos Diretos do Idoso (CMDI), secretarias municipais de saúde e assistência social e profissionais ligados às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).

Foi apresentada, nesta ocasião, a situação de uma idosa de 69 anos, moradora do São Miguel Arcanjo, região da Vila Azul, que teve as duas pernas amputadas e, apesar de conseguir realizar algumas atividades, não tem familiares que possam auxiliar nos cuidados diários. A questão da idosa foi levantada por uma associação de moradores, que entrou em contato com a Câmara Municipal, e é um exemplo de que faltam vagas para esse tipo de acolhimento.

A vereadora Karina lembrou que os debates feitos pela Comissão proporcionam um avanço na busca por políticas públicas que atendam a essa parcela da população. Para o vereador Odélio Chaves, é necessário avaliar a questão do orçamento do município para que os serviços para pessoa idosa sejam adequados. O vereador aponta a parceria com o Governo do Estado como alternativa para essa questão. 

Ainda em relação ao orçamento, o vereador Renato Pupo (PSDB) demonstrou preocupação com a redução de recursos para a assistência social e saúde. A presidente do CDMI, Maria do Carmo Gardin, compartilhou dessa preocupação, e opinou que a atenção à pessoa idosa em Rio Preto não é adequada. Para o conselho, uma das possibilidades para sanar o problema é o cofinanciamento da Assistência Social com a secretaria municipal de Saúde.

O juiz Evandro Pelarin reforçou que o poder judiciário está acompanhando as questões relacionadas aos idosos em Rio Preto. Declarou que esse é um assunto que deve ser aquecido e levado à comunidade, para que todos os setores se mobilizem no sentido de melhorar a qualidade de vida na terceira idade.

À frente dos trabalhos da Comissão, o vereador Pedro Roberto apontou que vai continuar acompanhando o caso da munícipe debatido na reunião até encontrar uma solução. Os membros da Comissão devem também ir até São Paulo para conhecer o PAI - Programa Acompanhante de Idosos, desenvolvido na capital, e buscar a possibilidade de cofinanciamento com a Saúde, com a finalidade de obter mais recursos para que as ILPIs possam manter ou ampliar o atendimento.

Comunicação / Câmara Municipal

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788