Comissão debate políticas públicas para população idosa
[14/06/2023]
A Comissão Permanente do Idoso da Câmara de Rio Preto realizou reunião nesta quarta-feira (14/06) para discutir os serviços e atendimento prestados aos idosos em São José do Rio Preto.
Participaram da reunião o vereador Pedro Roberto Gomes (Patriota), presidente da Comissão, a vereadora Karina Caroline (Republicanos), membro, e o assessor do vereador Renato Pupo (PSD), Joel Assumpção.
Entre as ações mais recentes da Comissão, foram realizadas visitas às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), para que os vereadores pudessem conhecer de perto a estrutura física e os profissionais que atuam no atendimento aos idosos.
Rio Preto conta com o Lar São Vicente de Paulo, que tem 39 idosos acolhidos e atende a mais 30 pessoas no Centro Dia; Asilo de Schmidt, com 70 idosos acolhidos; Lar de Betânia, com 36 acolhidos, e Lar Esperança, que tem 20 idosos em acolhimento permanente e 16 no Centro Dia.
Os vereadores ressaltaram a qualidade dos serviços prestados nas instituições, onde trabalham dezenas de profissionais, como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, cuidadores, cozinheiros e auxiliares de limpeza, sempre zelando pelo bem-estar e qualidade de vida dos acolhidos.
A Comissão apontou, porém, a escassez de vagas, tanto para acolhimento permanente quanto para o Centro Dia. “Além disso, temos idosos com comprometimento grau 3, sem condições de viverem sozinhos, e que não encontram vagas disponíveis nessas instituições”, afirmou Pedro Roberto, que lembrou também da ausência de instituições para acolhimento com leitos de retaguarda e reabilitação, afim de atender aqueles que necessitam de cuidados específicos.
O vereador concluiu que é importante que os idosos atinjam a longevidade com qualidade de vida e que sejam aprimoradas as políticas públicas para o atendimento da população com mais de 60 anos em diferentes setores, como saúde, lazer e oferta de empregos. "A população está envelhecendo e muitos permanecem ativos, por isso precisamos de mais oportunidades".
Outra questão apontada pela vereadora Karina Caroline foi a insegurança no transporte público. “Precisamos que as empresas de transporte coletivo estejam mais atentas às necessidades dos usuários idosos, que realizem as adequações necessárias para que esse público utilize os serviços com segurança e conforto”.
A ampla divulgação dos serviços destinados à população idosa do município foi uma das medidas sugeridas pela Comissão, que também pretende reunir-se com os secretários municipais da Saúde e da Assistência Social com objetivo de solicitar suporte financeiro da Prefeitura na contratação dos profissionais de saúde para as ILPIs.
A urgência do debate das políticas públicas é reforçada por pesquisas que indicam que a região de São José do Rio Preto concentra a maior população de idosos em relação ao número total de habitantes, comparada a outras regiões administrativas no estado de São Paulo. Dados da Fundação Seade indicam que um em cada cinco moradores do Noroeste Paulista tem mais de 60 anos, o que representa 19,9% da população. E esse número deve aumentar até o ano de 2050, chegando a um idoso a cada três moradores da região.
De acordo com o projeto Cidade Amiga de Todas as Idades, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, em 2020, o Índice de Envelhecimento da população rio-pretense é de 104,89%, sendo 26,76% maior que o Estado de São Paulo. O número de pessoas com mais de 60 anos representa, 17,25% da população total no município, ou cerca de 79 mil idosos, considerando uma população de 460.671 habitantes (IBGE).
Comunicação / Câmara Municipal