Comissão do Idoso e secretário da Saúde visitam Lar de Schmitt
[13/07/2023]
A Comissão Permanente do Idoso da Câmara e o secretário de Saúde, André Baitello, estiveram no Lar de Schmitt na manhã desta quinta-feira, 13, acompanhando os trabalhos da instituição.
O objetivo é mostrar para o secretário a importância dos lares no acolhimento dos idosos, especialmente os que se encontram em grau 3, que são os acamados e que necessitam de corpo clínico permanente.
A Comissão, durante o mês de junho, já havia visitado os quatro lares de nossa cidade (Schmitt, São Vicente de Paulo, Betânia e Lar Esperança) que, juntos, acolhem mais de 200 idosos de Rio Preto, e constatou que, apesar de todos os lares terem profissionais de saúde -- Enfermeiro, Técnicos de Enfermagem, Nutricionista e Fisioterapeuta -- não tinham a participação da Secretaria de Saúde na manutenção destes profissionais, criando uma dificuldade financeira enorme aos lares.
"Com a finalidade de dialogar com o Secretário de Saúde a Comissão convidou o Secretário Dr. Baitello pra conhecer os trabalhos dos lares e constatar a necessidade de financiar o quadro de profissionais de saúde que atuam nos lares", disse o vereador Pedro Roberto (Patriota) , presidente da Comissão Permanente do Idoso.
De acordo com a presidente do Lar de Schmitt, Rita Oczkowski, a entidade atende mais de 70 idosos, sendo 30 considerados de grau 3, o que demanda ainda maior atenção dos profissionais da saúde.
Ao final da visita, a Comissão, composta pelos vereadores Karina Caroline (Republicanos), Renato Pupo (PSDB) e o presidente Pedro Roberto, acompanhada do vereador Odélio Chaves (Progressistas) que tem participado ativamente das reuniões da Comissão, ouviram as argumentações da Presidente do Lar e propôs ao secretário de Saúde visitar os demais lares e buscar mecanismos de cofinanciamento (Assistência e Saúde) para proporcionar melhores condições aos acolhidos nessas instituições.
O secretário se mostrou interessado em ajudar nesta demanda e que iria verificar o respaldo legal para fazer o investimento.
O presidente da Comissão, Pedro Roberto, ressaltou que esta é primeira vez que um secretário de Saúde visita um lar com os membros da Comissão, e espera todo empenho da pasta para resolver esta importante demanda em favor dos idosos acolhidos nos lares.
Coordenadoria de Comunicação