Ferramentas Pessoais

Comissão Permanente de Saúde ouve secretário interino

Número de leitos, demora na transferência de pacientes, falta de pediatras e a morte de uma paciente estiveram na pauta da reunião
Comissão Permanente de Saúde ouve secretário interino

Representantes da Saúde responderam aos questionamentos nos vereadores

[11/04/2023]

Nesta terça-feira (11/4), a Comissão de Permanente de Saúde da Câmara de São José do Rio Preto realizou reunião com representantes da secretaria municipal de Saúde. O grupo, presidido pelo vereador Celso Peixão (MDB), debateu o número de leitos e demora na transferência de pacientes, falta de pediatras na rede e a morte de uma idosa em Unidade de Pronto Atendimento.

O secretário interino, André Baitello, iniciou a fala fazendo a apresentação de toda rede de serviços. Também descreveu todos os equipamentos e atendimentos da Atenção Especializada. Na sequência, Baitello discorreu sobre o sistema de acolhimento com classificação de risco nas UPA´s e especialidades ofertadas nas unidades de pronto atendimento e pronto socorros. Números como atendimentos mensais e anuais e encaminhamentos para hospitais também foram relatados. Somando, foram demonstradas informações como contratações e capacitação de profissionais e dados da ampliação da telemedicina.

Diante dos questionamentos dos parlamentares, o secretário admitiu a falta de leitos e sugeriu que os gestores hospitalares também sejam ouvidos. “Precisamos entender o tempo de internação que está sendo praticado. Não damos conta de tudo”, disse e acrescentou: “Também é importante destacarmos que a saúde é regionalizada. Há pacientes de outras cidades que, de acordo com a classificação de risco, precisam de amparo mais rápido”.

Perguntado pelo vereador João Paulo Rillo (Psol), Baitello reconheceu que a Saúde precisaria repensar o modelo adotado no Hospital Regional da Zona Norte de atender apenas cirurgias eletivas e passar a atender também urgências e emergências, para absorver a demanda de pacientes das UPAs.

Antônio Guizilini, coordenador de pediatria do departamento de Urgência e Emergência, também fez uso da palavra e ressaltou o aumento de casos graves de doenças respiratórias em todo o país. Perguntado sobre a falta de especialistas, o médico disse que a oferta de pediatras plantonistas é rara. “O HCM, por exemplo, enfrenta a mesma dificuldade”, afirmou.

Por fim, a enfermeira Diene Trajano Longhi, coordenadora do ambulatório, de Hepatites Virais, falou sobre procedimentos eletivos, demandas do Hospital Municipal e cirurgias de baixa complexidade.

Com relação ao óbito de uma idosa que aguardava transferência, registrado em março deste ano na UPA Norte, Baitello esclareceu que o caso está sendo investigado e os detalhes da apuração, que ainda não foi concluída, não podem sem divulgados.

A reunião também contou com a presença dos vereadores Bruno Marinho (Patriota), Anderson Branco (PL), Jean Charmes (MDB), Odélio Chaves (Progressistas), Pedro Roberto (Patriota) e Robson Ricci (republicanos). A transmissão realizada pela TV Câmara continua disponível, na íntegra, na programação da emissora e nas plataformas on-line: YouTube e Facebook.

Comunicação / Câmara Municipal

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788