Ferramentas Pessoais

Comissão questiona Kátia Penteado sobre Floresta Estadual

A reunião aconteceu dias após a Comissão e membros da AAMA visitarem a área plantada da Floresta e constatarem irregularidades quanto ao tamanho das mudas, distanciamento, manutenção e fiscalização

[17/08/2023]

A Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, presidida pelo vereador Pedro Roberto (Patriota), ouviu na manhã desta quinta-feira (17/08), a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Penteado, a respeito do plantio e manutenção das mudas de árvores na Floresta Estadual do Noroeste Paulista, na antiga área do IPA.

A reunião aconteceu dias após a Comissão e membros da Associação Amigos dos Mananciais (AAMA) visitarem a área plantada da Floresta e constatarem irregularidades quanto ao tamanho das mudas, distanciamento, manutenção e fiscalização. A Comissão do Meio Ambiente também questionou os contratos, valores e aditivos pagos as empresas que venceram as licitações para cuidar do local.

“Constatamos in loco na Floresta que a Constroeste, empresa que faz, ou deveria fazer, a manutenção do local, está tentando corrigir situações que já deveriam ter sido sanadas conforme contrato”, explicou o vereador Pedro Roberto.

Durante a visita realizada pelos vereadores constatou-se que a grande maioria das mudas, que por contrato deveriam ter pelo menos 1 metro de altura, são de apenas 50 cm. Que a distância estabelecida pelo edital para o plantio das futuras árvores, que é de 3 metros por 2 metros, não está sendo seguido. Em alguns corredores a distância está sendo até de 5 metros por 3 metros. Foi verificado também que os tutores e amarrações das mudas são de qualidade inferior, com várias plantas tortas ou caídas, que compromete a evolução do crescimento.

A secretária Kátia Penteado e o técnico da pasta do Meio Ambiente Otton de Arruda explicaram que dois grandes incêndios atingiram o local, um em setembro de 2020 e outro em fevereiro de 2021. O que ocasionou estas variações nos tamanhos das mudas, que tiveram que ser replantadas.

Para o vereador Pedro Roberto, a Secretaria de Meio Ambiente admitiu as falhas. “Somente depois que fizemos a primeira reunião, há uns dois meses, que houve o bloqueio de pagamentos da Constroeste, que a meu ver não está cumprindo o contrato, para se ter uma ideia, um Engenheiro Civil foi contratado há 60 dias pela empresa pra corrigir as falhas.”

A Comissão do Meio Ambiente, que é composta também pelos vereadores Odélio Chaves (Progressistas) e Robson Ricci (Republicanos), solicitou um relatório das condições do plantio dos atuais dos 12 setores referentes contrato com a Constroeste.  A Comissão também pediu um cronograma de ações a partir deste mês e cópia do aditivo que deverá ser feito com a Constroeste conforme anunciado pela Secretaria do Meio Ambiente na reunião.

Coordenadoria de Comunicação

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788