Comissão recebe representantes de ILPIs
[21/06/2023]
Representantes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e do Conselho Municipal dos Diretos do Idoso estiveram na Câmara de Rio Preto nesta quarta-feira (21/06) para reunião de trabalho junto à Comissão Permanente do Idoso do Poder Legislativo.
Participaram da reunião o vereador Pedro Roberto Gomes (Patriota), presidente da Comissão, vereadora Karina Caroline (Republicanos) e Renato Pupo (PSD), membros além do vereador Odélio Chaves (Progressistas), que também acompanha os debates sobre a melhoria dos serviços prestados aos munícipes com mais de 60 anos.
Na reunião desta semana, que contou com a presença de profissionais que atuam em ILPIs de Votuporanga (SP), foram discutidas possíveis soluções para a ampliação de vagas nas instituições de Rio Preto e reforço nas equipes formadas por profissionais de saúde, com possível financiamento pelo poder Executivo. Os profissionais falaram sobre o convênio firmado com a prefeitura do município, que possibilitou as contratações. Afirmaram, ainda, que vários municípios do Estado de São Paulo aderiram a essa proposta.
São José do Rio Preto conta com o Lar São Vicente de Paulo, que tem 39 idosos acolhidos e atende a mais 30 pessoas no Centro Dia; Asilo de Schmidt, com 70 idosos acolhidos; Lar de Betânia, com 36 acolhidos, e Lar Esperança, que tem 20 idosos em acolhimento permanente e 16 no Centro Dia.
Os vereadores e representantes das instituições alertam para a necessidade de atendimento especializado, por técnicos e auxiliares de enfermagem, entre outros profissionais habilitados para lidarem com idosos com comorbidades, alto grau de dependência ou que necessitem de medicação e procedimentos de saúde no período em que estão acolhidos nas ILPIs ou mesmo durante a permanência nos centros dia.
De acordo com os membros da Comissão do Idoso, essas questões geram uma alta demanda nos gabinetes dos vereadores. São munícipes que pedem auxílio do Poder Público para que os pais ou avós idosos, a maioria já em situação que requer cuidados especiais, tenham um local onde possam ficar enquanto os familiares trabalham. Outros, necessitam de atenção integral, por serem totalmente dependentes e apresentarem problemas graves de saúde.
O impasse apresentado durante a reunião diz respeito também aos critérios para que as ILPIs recebam verbas que seriam destinadas à saúde, já que as instituições têm vínculo com a área de assistência social. No entanto, os idosos acolhidos necessitam de cuidados de saúde diários. As ILPIs também ficam impedidas de receberem novos idosos que apresentem grau 3 de dependência, por não possuírem estrutura adequada para o atendimento.
Nas próximas semanas, a Comissão do Idoso da Câmara de Rio Preto deve reunir-se com os secretários municipais da Saúde e da Assistência Social para discutir a possibilidade de um co-financiamento para o atendimento dessa demanda.
Comunicação / Câmara Municipal