Comunidade angolana realiza fórum na Câmara
[13/10/2022]
A Câmara Municipal foi sede do 1º Fórum da Comunidade Angolana de São José do Rio Preto e Região, realizado nesta quinta-feira (13/10). O evento contou com a presença de membros da Comunidade e representantes das áreas da educação e assistência social do município.
Antônio Afonso Simão, presidente da Comunidade Angolana, informou que cerca de 70 famílias residem na região e são acolhidas pelo grupo, que contribui com auxílio relacionado a questões de documentação, educação e saúde. Os trabalhos da Comunidade tiveram início há cerca de um ano e o evento na Câmara marcou a formação oficial da associação.
O auxílio ofertado aos angolanos que chegam a Rio Preto é realizado por meio de orientações sobre a regularização da documentação, treinamentos de formação e capacitação, entrega de cestas básicas e apoio emocional. "Estamos à disposição de todos os que nos procuram, qualquer cidadão que necessitar de ajuda pode procurar a Comunidade", declarou.
O vice-cônsul da República de Angola, Bernardo Francisco Neto, ressaltou a união entre os povos angolano e brasileiro. "Hoje é um dia histórico para a comunidade angolana da região de São José do Rio Preto. Contamos com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal para essa comunidade que precisa muito de ajuda".
Maria Cristina Godói, secretária Municipal da Mulher, PCD e Igualdade Racial, participou do evento representando o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e relatou o trabalho da pasta no combate ao preconceito racial, colocando a secretaria à disposição de todos os que precisarem.
As belezas da cultura angolana foram destacadas por Isabel Cristina Moreira, membro do Conselho da Comunidade Angolana, que exibiu um vídeo mostrando as principais características do país, repleto de belas paisagens.
O presidente da Câmara, Pedro Roberto, enfatizou que o Poder Legislativo tem o papel de acolher os imigrantes e auxiliar os cidadãos que chegam à região nas dificuldades que possam encontrar no novo endereço. Falou também sobre a importância do trabalho realizado pela rede municipal de ensino no acolhimento dos imigrantes e colocou a Câmara à disposição para a realização de novos eventos.
Comunicação / Câmara Municipal