Desembargador Fernando Torres Garcia recebe título da Câmara
[25/11/2024]
A Câmara Municipal de São José do Rio Preto outorgou na tarde desta segunda-feira (25/11), o título de Cidadão Honorário Rio-pretense ao desembargador Fernando Torres Garcia, conforme o decreto legislativo número 1.400, de autoria do vereador Celso Luiz de Oliveira, o Peixão. A entrega da honraria foi realizada durante a instalação da 2ª vara do Juizado Especial Cível na cidade.
O desembargador Fernando Torres Garcia é presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Ele ocupa o cargo no biênio 2024-2025. Nos dois anos anteriores, ele estava à frente da Corregedoria-Geral de Justiça.
Nascido em 1959, na cidade de São Paulo, Fernando Torres Garcia é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1982. Iniciou sua carreira na Magistratura em 1983, nomeado juiz substituto da 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Ao longo da carreira foi titular nas comarcas de Mirandópolis, Indaiatuba, Diadema e São Paulo, no Foro Regional da Lapa, tendo sido promovido ao cargo de desembargador em fevereiro de 2008. Foi conselheiro da Escola Paulista da Magistratura, nos biênios 2016/2017 e 2020/2021. Foi eleito presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP (biênio 2018/2019) e corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo (biênio 2022/2023).
A diploma de Cidadão Honorário foi entregue pelo presidente da Câmara, o vereador Paulo Pauléra (PP), que destacou a importância dos Poderes constituídos andarem de mãos dadas. “Mesmo independentes, somos as bases da democracia. Nossa cidade é conhecida pela excelência do seu tratamento de água, pela pujança da economia e pela qualidade de seus serviços. E é também valorizada pela qualidade do nosso Judiciário. Temos toda a equipe da Justiça, os juízes e demais servidores públicos, todos muito empenhados em oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e imparcial.”
O desembargador ressaltou que a homenagem não é só pessoal, mas sim ao que ele representa como chefe do Tribunal de Justiça do Estado. “Este título é ao homem Fernando, mas também é ao Tribunal de Justiça. É um reconhecimento ao órgão público, que presta seus serviços aqui em Rio Preto. A honra é minha e de toda a instituição”, disse Fernando Torres Garcia.
Coordenadoria de Comunicação