Frei Francisco apoia proposta de internação involuntária de dependentes
Pauléra apresenta ao frei Francisco projeto de internação involuntária de dependentes químicos: "apoio importante"
[03/02/2023]
O frei Francisco Belotti, do Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Jaci, manifestou apoio ao projeto aprovado pela Câmara de São José do Rio Preto que institui o "Programa de Internação Involuntária de Dependentes Químicos". De autoria do presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas), o projeto de internação involuntária foi aprovado pela maioria dos vereadores e está agora em análise para sanção ou veto do prefeito Edinho Araújo.
"Isso (projeto) é uma bênção de Deus. Há 37 anos nossa instituição recupera dependentes químicos. E vários dependentes químicos são moradores de rua. Alguns, num primeiro momento, já se recuperam. Outros, demoram mais. Mas existe um grupo que não consegue atender à recuperação. E é nesse grupo que precisamos intervir. Eu esperava há muito tempo que isso pudesse acontecer. Vai ajudar a resolver essa situação", afirmou o frei.
A declaração de apoio veio durante visita de Pauléra ao frei em Jaci, para apresentação e entrega de cópia da proposta. "Apresentamos o projeto com intenção de resolver essa questão. É um projeto sério. Estamos dando acolhimento a essas pessoas. Frei é um especialista, maior autoridade do País nessa questão de pessoas com dependência química, de acolher as pessoas. É uma referência para nós. O seu apoio, suas palavras no sentido de que o projeto pode ajudar a resolver, é isso, a intenção é ajudar e acolher as pessoas. Tudo dentro da legalidade e da responsabilidade", disse o presidente.
Frei Francisco disse ainda que as críticas ao projeto de internação involuntária podem ser por desconhecimento. "Quem diz isso precisa ampliar o conhecimento e ver a realidade na prática. Quando a pessoa não se sente em condição de decidir sua vida por ela mesmo, alguém tem de decidir. Acredito que falta conhecimento para a gente poder ter essa resolução."
Durante a visita, o frei apresentou ao presidente da Câmara projeto intitulado Pacto pela Vida, que consiste na criação da Rede de Proteção à Pessoa em Situação de Rua, uma grande rede de acolhimento, amparo, tratamento e encaminhamento das pessoas em situação de rua, incluindo dependentes químicos.
Essa rede contará com uma ampla infraestrutura que inclui a Casa do Clero para o primeiro acolhimento e triagem; unidades de saúde, como Hospital São Pedro e Hospital João Paulo 2º , para os que precisam de tratamento médico; comunidades terapêuticas, como Lar São Francisco, Lar Sagrado Coração e Lar São Vicente, para os que necessitam de tratamento para a dependência; Casa de Cirineu e Casa da Mãe, para os que precisam de moradia; Asilo de Schmitt e Hospital Nossa Senhora das Graças, para idosos sem vínculo familiar e, futuramente, as instalações do antigo IPA aos que, recuperados, buscarem trabalho e renda.
Comunicação/Câmara Municipal