Ferramentas Pessoais

Frei Francisco apoia proposta de internação involuntária de dependentes

Frei, que há 37 anos atua na recuperação de dependentes químicos, manifestou apoio ao presidente da Câmara durante reunião em Jaci: "Há casos em que a pessoa não consegue mais decidir por si. Alguém precisa ajudar"
Frei Francisco apoia proposta de internação involuntária de dependentes

Pauléra apresenta ao frei Francisco projeto de internação involuntária de dependentes químicos: "apoio importante"

[03/02/2023]

O frei Francisco Belotti, do Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Jaci, manifestou apoio ao projeto aprovado pela Câmara de São José do Rio Preto que institui o "Programa de Internação Involuntária de Dependentes Químicos". De autoria do presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas), o projeto de internação involuntária foi aprovado pela maioria dos vereadores e está agora em análise para sanção ou veto do prefeito Edinho Araújo.

"Isso (projeto) é uma bênção de Deus. Há 37 anos nossa instituição recupera dependentes químicos. E vários dependentes químicos são moradores de rua. Alguns, num primeiro momento, já se recuperam. Outros, demoram mais. Mas existe um grupo que não consegue atender à recuperação. E é nesse grupo que precisamos intervir. Eu esperava há muito tempo que isso pudesse acontecer. Vai ajudar a resolver essa situação", afirmou o frei.

A declaração de apoio veio durante visita de Pauléra ao frei em Jaci, para apresentação e entrega de cópia da proposta. "Apresentamos o projeto com intenção de resolver essa questão. É um projeto sério. Estamos dando acolhimento a essas pessoas. Frei é um especialista, maior autoridade do País nessa questão de pessoas com dependência química, de acolher as pessoas. É uma referência para nós. O seu apoio, suas palavras no sentido de que o projeto pode ajudar a resolver, é isso, a intenção é ajudar e acolher as pessoas. Tudo dentro da legalidade e da responsabilidade", disse o presidente.

Frei Francisco disse ainda que as críticas ao projeto de internação involuntária podem ser por desconhecimento. "Quem diz isso precisa ampliar o conhecimento e ver a realidade na prática. Quando a pessoa não se sente em condição de decidir sua vida por ela mesmo, alguém tem de decidir. Acredito que falta conhecimento para a gente poder ter essa resolução."

Durante a visita, o frei apresentou ao presidente da Câmara projeto intitulado Pacto pela Vida, que consiste na criação da Rede de Proteção à Pessoa em Situação de Rua, uma grande rede de acolhimento, amparo, tratamento e encaminhamento das pessoas em situação de rua, incluindo dependentes químicos.

Essa rede contará com uma ampla infraestrutura que inclui a Casa do Clero para o primeiro acolhimento e triagem; unidades de saúde, como Hospital São Pedro e Hospital João Paulo 2º , para os que precisam de tratamento médico; comunidades terapêuticas, como Lar São Francisco, Lar Sagrado Coração e Lar São Vicente, para os que necessitam de tratamento para a dependência; Casa de Cirineu e Casa da Mãe, para os que precisam de moradia; Asilo de Schmitt e Hospital Nossa Senhora das Graças, para idosos sem vínculo familiar e, futuramente, as instalações do antigo IPA aos que, recuperados, buscarem trabalho e renda.

Comunicação/Câmara Municipal


Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788