Frente parlamentar faz primeira reunião para implantação de Universidade Federal
[23/09/2024]
A Frente Parlamentar para a implementação da Universidade Federal de São José do Rio Preto se reuniu pela primeira vez em audiência pública na noite desta segunda-feira (23/09).
Entre os convidados para participar da reunião estavam reitora da UFSCar, professora doutora Ana Beatriz de Oliveira (que participou de maneira remota), professor Sebastião Carlos Leite Gonçalves, da Adunesp, Marcos Amorielle Furini, do Instituto Federal de Rio Preto, além de representantes da Atem, Umes, Aama e Sindicato dos Servidores Municipais
Alguns dos vereadores que compõem a frente parlamentar também estiveram presentes na audiência.
"Neste ano, a UFSCar completa 55 anos de existência. Acreditamos que estamos maduros para fazer esse processo de implantação em Rio Preto", avaliou a reitora da universidade, Beatriz de Oliveira.
O professor Sebastião Carlos afirma que, com essa aquisição, Rio Preto alcança maior nível de desenvolvimento. "Temos potencial de nos tornarmos um importante Polo de ciência e tecnologia do Estado de São Paulo."
Encerrando a discussão, a reitora da UFSCar frisou que serão feitos estudo e consultas públicas para definir cursos e outros detalhes. "Estamos iniciando um levantamento das informações. Já nascemos com a perspectiva de crescer e comportar cursos de graduação e pós-graduação. Vamos iniciar com seis cursos, 2.800 vagas. Há um desejo de começar esses cursos em 2026."
Comunicação / Câmara Rio Preto