Lentidão no sistema da Empro foi causa de queda em repasse
[20/06/2023]
O Legislativo realizou na manhã desta terça-feira (20/06) reunião com participação da Secretaria Municipal de Saúde e Empro para esclarecer perda de repasse de verbas federais. O sistema municipal perdeu verbas do programa nacional Previne Brasil, que faz repasses ao município com base no número de habitantes, assim como no desempenho das cidades em metas estabelecidas pelo governo federal.
O presidente da Empro, Julio Cesar Antonio Filho, esclareceu que a falha na transmissão de dados para o Governo Federal se deve a uma lentidão no sistema, impedindo a sequência adequada dos processos. “O sistema da Empro armazenava mais de uma década de informações e estava sobrecarregado. Fizemos uma limpeza e passou a funcionar melhor. Estamos buscando, agora, uma melhoria constante, além de implementar tecnologias para diminuir a carga de memória dos prontuários, por exemplo”, explica o presidente da empresa.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o repasse perdido, desde janeiro, é variável mês a mês e o Governo Federal faz uma nova avaliação dos dados municipais a cada quadrimestre. Solucionada a questão com o sistema operacional, a previsão é de que Rio Preto recupere a classificação para retomar os mesmos valores do ano anterior.
“O atendimento nunca deixou de ser prestado, estamos mantendo nosso atendimento nos números que a gente se propõe a fazer. Nossa nota, antes da falha, era de 9,2. Vamos retomar essa pontuação”, prospecta o secretário de Saúde, Andre Baitelo.
Participaram da reunião com os órgãos municipais os vereadores João Paulo Rillo (Psol), Anderson Branco (PL), Odélio Chaves (Progressistas) e Celso Luiz de Oliveira Peixão (MDB).
Comunicação / Câmara Rio Preto