Morre aos 74 anos o ex-presidente da Câmara Eduardo Nicolau
[16/08/2024]
Morreu nesta quinta-feira (15) o ex-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, Eduardo Signorini Nicolau, aos 74 anos, vítima de insuficiência renal. Nicolau foi vereador por três mandatos consecutivos, entre os anos de 1977 e 1992. Presidiu o Legislativo entre os anos de 1987 e 1988.
Foi o primeiro vereador do PT em Rio Preto, após deixar o MDB, como lembra o então presidente do partido, Ailton Bertoni. "Eu que filiei ele no PT quando ainda era presidente da Câmara", lembra Bertoni, que lamentou a morte de Nicolau. "Foi meu professor. Sempre foi um político honesto, que agia com retidão. Era muito ligado à Igreja Católica e à Cultura. Promovia festivais de música e poesia e também cursos de teatro. O atual secretário Pedro Ganga promovia cursos por meio do mandato dele."
Segundo o livro "Poder Legislativo Municipal - 120 anos", de Lelé Arantes, Nicolau "foi o presidente da Câmara que pegou toda a efervescência da Constituinte federal e abriu o Legislativo rio-pretense para a participação popular, inclusive cedendo o plenário para as greves dos professores organizadas pela Apeoesp."
O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas) também lamentou a morte de Nicolau e decretou luto de três dias no Legislativo, com as bandeiras do Pódio 19 de Julho a meio mastro. O prefeito Edinho Araújo (MDB) também decretou luto de três dias no município. O velório de Nicolau está marcado para este sábado, 17, a partir das 9 horas, no cemitério Jardim da Paz.
Comunicação/Câmara Municipal