Pedro busca em Araraquara modelos de geração de trabalho e renda
O objetivo do parlamentar é conhecer as experiências de Araraquara para possível aplicação em Rio Preto promovendo a inclusão das pessoas ao trabalho e renda por meio do cooperativismo
[28/06/2023]
O vereador Pedro Roberto Gomes (Patriota) esteve em Araraquara nesta quarta-feira, 28, a fim de conhecer modelos de cooperativimo destinados à geração de renda. O objetivo do parlamentar é conhecer as experiências de Araraquara para possível aplicação em José do Rio Preto promovendo a inclusão das pessoas ao trabalho e renda por meio do cooperativismo.
Araraquara tem modelos de cooperativismo voltado aos egressos do sistema prisional, alimentação e transporte com uso de aplicativo em fase de conclusão. Trata-se das cooperativas Morada Express (motoentregadores) e MoradaCar (motoristas) ambas por app.
O vereador viajou acompanhado de Marcus Vinicius Scarpelli, motorista de aplicativo e um dos organizadores do movimento em Rio Preto. A reunião pra conhecer o sistema foi feito no espaço Kaparaó destinado a cursos e encubaçao de futuras cooperativas. Participaram do encontro a gerente do espaço, Vivian Pacheco, o sociólogo do Programa de Economia Solidária de Araraquara, João Dias e o presidente da cooperativa de moto enttegadores Morada Express, Rômulo Souza.
As cooperativas estão na fase de assessoria técnica, custos, formatação e testes. O app Morada Express permite a participação de mototaxistas. No caso do app dos motoentregadores, uma vez tudo pronto, a expectativas é ter uma renda liquida de 3 mil mensais fora a manutenção a cada um dos cooperados. O presidente da cooperativa dos motoentregadores disse que a luta é reduzir custos dos cooperados, tendo oficina própria, peças e parcerias consolidados. De posse de muitas informações, o vereador Pedro Roberto vai continuar acompanhando e em breve fará uma conversa com o Secretário do Trabalho pra propor a implantação em nossa cidade.