Prefeito, vice e vereadores tomam posse para mandato 2025/2028
[01/01/2025]
O novo prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Candido, o vice-prefeito, Fábio Marcondes, e os 23 vereadores eleitos para a Legislatura 2025-2028 tomaram posse na manhã desta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025. Seguindo as regras previstas no Regimento Interno da Câmara e na Lei Orgânica do Município, o prefeito e o vice chegaram ao prédio do Legislativo às 10 horas, foram recepcionados pelo Cerimonial da Casa de Leis e pela Banda Regimental da Polícia Militar, que executou o toque de continência.
Na sequência, todos os eleitos se reuniram no plenário da Casa de Leis para o início da sessão de posse, que foi presidida pelo vereador mais votado na eleição de outubro, João Paulo Rillo (Psol). Renato Pupo (Avante) secretariou a sessão. A cerimônia foi acompanhada por autoridades políticas, do Judiciário, membros das Polícias Civil e Militar e também de entidades como OAB, Acirp e Ciesp.
Os primeiros a tomar posse foram os integrantes do Legislativo. Representando o conjunto de parlamentares, quem fez a leitura do juramento às leis e à honra do mandato foi o vereador Paulo Pauléra (Progressistas), o vereador com mais idade entre os eleitos, seguindo os ritos da cerimônia. Após o juramento, os parlamentares foram chamados um a um, respeitando a ordem alfabética, para assinar o livro de posse.
Em pronunciamento feito na tribuna, Rillo destacou a necessidade de agentes políticos atuarem bem pelo bem comum, assim como estabelecerem diálogo permanente com a população. “O interesse coletivo tem de estar acima de tudo. É isso que nos move. Rio Preto merece ser mais justa, mais criativa, mais solidária e será.”
Em seguida, foi dada posse ao prefeito e ao vice-prefeito, que também fizeram o juramento da tribuna. Em seu discurso, Fábio Marcondes, que foi vereador por três mandatos antes de chegar ao posto de vice-prefeito, agradeceu aos eleitores rio-pretenses e defendeu o trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo. “Que possamos todos unidos trabalhar com amor e dedicação pelo bem-estar da nossa cidade. Esse é um momento de grandes desafios, mas também de imensas possibilidades.” E complementou: “que a nossa cidade possa ser mais justa, mais próspera e mais unida”.
O prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Candido, fez o pronunciamento que encerrou a sessão de posse. Ele declarou que vai fazer uma gestão em busca do que é melhor para as pessoas e para aqueles que mais precisam. “Em 100 dias, Rio Preto já terá uma cara diferente. Esse é o nosso compromisso com a população.” E finalizou: “eu reitero o compromisso de atuar no limite das minhas forças e dentro dos princípios e valores que pautaram nossa campanha.”
Mesa Diretora
Após a sessão de posse foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. A composição ficou da seguinte maneira:
-Luciano Julião (PL), presidente;
-Paulo Pauléra (Progressistas), vice-presidente;
-Abner Tofanelli (PSB), 1º secretário;
-Jonathan Santos (Republicanos), 2º secretário;
-e Márcia Caldas (PL), ocupando a 3ª secretária.
No uso da tribuna, o novo presidente do Legislativo anunciou que assume o projeto de levar Rio Preto adiante, numa gestão “pautada pelo respeito mútuo, legalidade e desenvolvimento do nosso município.”
Números das últimas eleições
O prefeito Fábio Candido, ao lado do vice, Fábio Marcondes, teve 123.349 votos no segundo turno das eleições de outubro de 2024 (59,97% dos votos válidos). Já os 23 vereadores eleitos, e suas respectivas votações, foram os seguintes:
João Paulo Rillo (Psol) - 9.968 votos
Francisco Júnior (UB) - 6.070
Felipe Alcalá (PL) - 5.602
Alexandre Montenegro (PL) - 4.675
Paulo Pauléra (PP) - 4.274
Renato Pupo (Avante) - 4.015
Odélio Chaves (Podemos) - 4.013
Celso Peixão (MDB) - 3.982
Júlio Donizete (PSD) - 3.882
Bruno Marinho (PRD) - 3.820
Márcia Caldas (PL) - 3.752
Jonathan Santos (Republicanos) - 3.737
Bruno Moura (PRD) - 3.383
Abner Tofanelli (PSB) - 3.356
Jorge Menezes (PSD) - 3.228
Pedro Roberto (Republicanos) - 3.098
Anderson Branco (Novo) - 2.738
Jean Dornelas (MDB) - 2.411
Tadeu de Lima (UB) - 2.262
Rossini Diniz (MDB) - 2.200
Kleber Kizumba (PL) - 2.088
Luciano Julião (PL) - 2.066
Alex de Carvalho (PSB) - 2.046
Comunicação / Câmara Municipal