Programa Saúde Bucal do Idoso tem aprovação dos vereadores
O Programa tem como objetivos o diagnóstico bucal preventivo, tratamento clínico e próteses. Caso a Lei seja sancionada, caberá ao Poder Executivo estabelecer a estrutura e as diretrizes do Programa, com possibilidade de celebrar convênios, parcerias e contratos para sua implantação.
A proposta leva em consideração que a população de idosos cresce expressivamente no Brasil. “Como parlamentares, temos contato frequente com essa população, e observamos que a saúde bucal dos idosos é precária”, afirma o autor do projeto.
Marcondes ressalta, ainda, que São José Rio do Preto possui uma grande parcela da população de idosos. Aqueles da camada de renda mais baixa têm dificuldades para adquirir as próteses e se veem com sérios problemas para a integração social.
O documento aponta ainda que, com a idade, aumentam os riscos de aparecimento de cáries e doenças gengivais que levam à extração e colocação de prótese, além de problemas como o câncer bucal, a surdez ou subnutrição. Portanto, é importante que se estabeleça um tratamento adequado para essa faixa etária.
O Projeto de Lei segue para a sanção do Executivo.
Comunicação / Câmara Municipal