Saúde presta contas do 2º quadrimestre de 2022
[28/09/2022]
A Comissão Permanente de Saúde, presidida pelo vereador Odelio Chaves (Progressistas), acompanhou a prestação de contas da Secretaria de Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2022. A audiência pública foi aberta pelo vice-presidente devido à ausência do vereador Celso Luiz de Oliveira Peixão (MDB), presidente da comissão. Também estiveram presentes o assessor especial da Secretaria de Saúde André Baitello, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Araújo, e o vereador Jean Charles Serbeto (MDB).
Entre os dados apresentados, está o aumento de 18 64% da pasta contra o acréscimo de 5,68% das despesas. Durante o período abordado, foram gastos mais de R$ 185 milhões na Saúde municipal.
A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde de Rio Preto, Andreia Negri, apresentou os dados referentes a intoxicação de macacos, recolhidos pela Prefeitura, após serem agredidos. De acordo com Negri foi constatada intoxicação por álcool e está em investigação ainda o envenenamento dos animais. Além disso, a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica apresentou dados referentes à epidemia de dengue durante o período avaliado: foram confirmados 6.962 casos.
No encerramento da Audiência Pública, o assessor especial da Secretaria de Saúde André Baitello chamou a atenção para os números referentes aos atendimentos não presenciais. "A telemedicina fechou o quadrimestre com mais de 60 mil atendimentos. Isso é algo que veio no período do Covid-19, vai ficar e evoluir mais com o passar dos anos", avalia.