Saúde presta contas do último quadrimestre de 2024
[27/02/2025]
A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, audiência pública para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2024. As audiências são realizadas em cumprimento à lei complementar nº 141 de 2012.
O presidente da Comissão, Celso Peixão (MDB), conduziu a audiência, acompanhado do vereador Jorge Menezes (PSD). Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Luciano Julião (PL), além dos vereadores Alex de Carvalho (PSB), Alexandre Montenegro (PL), Bruno Moura (PRD), Jonathan Santos (Republicanos) e Odélio Chaves (Podemos).
Também acompanharam a apresentação dos servidores técnicos da pasta o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Araújo, o secretário de Saúde, Rubem Bottas, e o advogado Paulo Gouveia, assessor da pasta.
Além da prestação de contas, que apontou que foram investidos 24,20% da receita do município para área da saúde, respeitando a legislação que exige ao menos 15% do valor, também foram abordados outros temas, como o déficit nas contas da Saúde em Rio Preto para 2025, com orçamento estimado em R$ 670 milhões e gastos estimados acima de R$ 800 milhões, e também a iminente perda de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que haviam sido conseguidos para construção da UBS São Thomaz e do CAPS AD III. “Ainda não desistimos de conseguir, mas é iminente que as obras do PAC não serão realizadas. Caso isso realmente aconteça, nosso objetivo é incluí-las no novo programa”, afirmou o secretário.
Durante a audiência, os técnicos também responderam a diversos questionamentos dos vereadores presentes e também de munícipes.
Comunicação / Câmara Municipal