Ferramentas Pessoais

Secretária de Educação responde a questionamentos de vereadores

Falta de feijão na merenda e atraso na entrega dos uniformes foram alguns dos temas abordados

A Comissão Permanente de Educação e Ensino da Câmara de Rio Preto realizou, nesta quarta-feira (01/06), reunião com a participação da secretária municipal de Educação, Telma Vieira.

O objetivo da Comissão, presidida pelo vereador Celso Luiz de Oliveira (Peixão), era esclarecer denúncias sobre a má qualidade da merenda nas escolas municipais, a demora na entrega de uniformes escolares, a falta de vagas em creches, entre outras questões.

Além de Peixão, a vereadora Celi Regina, membro da Comissão, participou da reunião. O primeiro assunto abordado por Telma foi a ausência de professores nas salas de aula. “Não temos falta de professores, temos as faltas dos professores, por diversos motivos, como atestados médicos. Esse índice é alto e o diretor precisa se virar para fazer a substituição”.

Questionada sobre problemas com a merenda, como as denúncias de falta de feijão em algumas escolas, a secretária afirmou a existência de problemas pontuais com fornecedores.

“Fazemos a licitação e acontecem falhas por parte das empresas contratadas. No caso do feijão, algumas escolas receberam o produto de boa qualidade e, outras, feijão mofado, o que pode ter acontecido durante o armazenamento”, afirmou.

Telma declarou que, nesse caso, a empresa foi notificada e, após terceiro contato sem resposta, o contato foi rescindido. “Fizemos uma compra emergencial para suprir a necessidade dos alunos e hoje não temos falta de itens na merenda”. Em relação à falta de achocolatado, apontada por pais de alunos, a secretária também associou a falhas do fornecedor.

Justificativa semelhante foi fornecida sobre a reclamação de munícipes a respeito do atraso na entrega dos uniformes escolares. “Fazemos a licitação, as empresas ganham, e depois não conseguem entregar no prazo”, reforçou.

Sobre as vagas em creches, a secretária apontou que São José do Rio Preto está em posição privilegiada em relação a outros municípios. “Estamos atendendo 96% da demanda, enquanto o índice obrigatório é de 50%. Isso se deve às obras do atual governo, com a construção de novas escolas”.

Durante a reunião com a Comissão Permanente de Educação, que foi acompanhada por professores, munícipes e representantes da secretaria de Educação, Telma Vieira ressaltou o empenho da pasta em oferecer um trabalho de qualidade.

“Mesmo que esteja sendo feito um trabalho educacional de ponta, a falta de itens na merenda ou atraso nos uniformes é o que chama a atenção. É um desgaste grande, mas hoje está tudo normalizado. Além disso, estamos construindo e reformando escolas para que não haja mais falta de vagas”, concluiu.

 

Comunicação / Câmara Municipal

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788