Secretários respondem sobre irregularidades na ‘Fazendinha’
[06/12/2023]
As comissões permanentes de Meio Ambiente e de Defesa da Cidadania realizaram na manhã desta quarta-feira (06/12) no Plenário da Câmara Municipal de São José do Rio Preto reunião com integrantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Gerais para tratar de denúncias de crime ambiental na “Fazendinha”, área de transbordo de lixo da Prefeitura.
Os vereadores Pedro Roberto (Patriota) e João Paulo Rillo (Psol) comandaram a reunião, que também contou com a presença dos vereadores Odélio Chaves (Progressistas) Anderson Branco (PL), Jorge Menezes (PSD) e Karina Caroline (Republicanos).
Representando a Prefeitura estavam a secretária de Meio Ambiente Kátia Penteado e o secretário interino de Serviços Gerais Arnô Dela Libera, representando o secretário Ulisses Ramalho, que está de licença. Servidores de ambas as pastas também estavam presentes.
Os vereadores João Paulo e Pedro Roberto explicaram que receberam denúncias de possíveis crimes ambientais no local, com destinação incorreta de resíduos sólidos, mediante a queima e aterro de diversos materiais, como galhos, plásticos e resíduos da construção civil. “Contratamos uma escavadeira e constatamos que havia lixo enterrado, inclusive lixo que poderia ser reciclado. Constatamos também focos de queimadas. O mais grave é que este local funciona sem licença ambiental da Cetesb há pelo menos 5 anos, desde 2018”, disse Rillo.
Os secretários explicaram que a situação está sendo resolvida, que uma licença provisória foi concedida há um mês e que as adequações estão sendo tomadas. A licença provisória só foi conseguida após a denúncias dos vereadores, que agora vão enviar um relatório ao Ministério Público para que as irregularidades sejam investigadas pela Justiça.
Coordenadoria de Comunicação