Semana de prevenção à coqueluche é aprovada
O substitutivo ao Projeto de Lei nº 88/2013 dispõe sobre a criação e realização da campanha no mês de abril. A Semana de Prevenção será destinada à realização de eventos que busquem fomentar ações socioeducativas e preventivas no combate da coqueluche.
Essas ações deverão ser realizadas por campanhas informativas, seminários, palestras, veiculação de matéria nos jornais e emissoras de rádio no município e exposições de painéis alusivos para conscientização no combate da doença.
De acordo com o projeto, o Poder Executivo poderá estimular a cooperação técnica entre os diversos órgãos competentes governamentais e não governamentais, firmar parcerias e convênios com entidades da iniciativa privadas e profissionais da saúde.
Coqueluche
Também conhecida por pertussis ou tosse comprida, a coqueluche é uma moléstia infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis. Os casos da doença têm aumentado em diversos países nos últimos anos. O contágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas acomete especialmente as crianças menores de dois anos.
A coqueluche pode evoluir para quadros graves com complicações pulmonares, neurológicas, hemorrágicas e desidratação. Em 2013, um bebê de três meses morreu após contrair a doença. Foi a primeira morte na região, pela doença, em 18 anos.
“O objetivo da propositura é levar conhecimento e prevenção à população o mais rápido possível, para que possamos prevenir novas mortes”, afirma Pauléra. O projeto deve voltar para discussão do mérito na próxima Sessão Ordinária.
Comunicação / Câmara Municipal