Celi apoia reforma do sistema político
O evento integra as diversas ações realizadas pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no intuito de coletar 1.500.000 (um milhão e quinhentas mil) assinaturas, a fim de propor um conjunto de ações articuladas para o exercício direto do poder pelo povo.
A Plataforma é uma articulação de várias organizações, movimentos, fóruns e redes sociais que desde 2005 faz questionamentos sobre a democracia brasileira, o modo tradicional de fazer política e as interdições ao direito à participação de toda a sociedade.
No evento promovido no gabinete da vereadora Celi Regina, estiveram presentes representantes do Bispado, Acirp, movimento Vergonha Rio Preto, Observatório Social,Sindicato dos Servidores Públicos e Federação dos Professores. Também participaram os vereadores Jean Charles Serbeto (PMDB), e o assessor do vereador Renato Pupo (PSD), Joel Assumpção.
“O próximo passo é recolher as assinaturas e enviar para as entidades organizadoras. Assim, Rio Preto estará entre as cidades que apoiam a reforma do sistema político”, afirma Celi. A vereadora acredita que, se for aprovada, a proposta de iniciativa popular pode contribuir com a diminuição da corrupção no País.
“Acreditamos que somente com envolvimento de toda a população teremos uma reforma política que atenda aos interesses do povo e uma política que deixe de ser usada somente por poucos. Assim, poderemos construir outra sociedade, igualitária, plural, democrática e na qual todas as riquezas e poderes sejam partilhados”, afirma.
O financiamento público de campanhas, a prioridade da tramitação no Congresso Nacional de projetos de lei de iniciativa popular e a inclusão de representantes da sociedade nas Comissões de Ética são algumas das propostas que integram a iniciativa.
Mariana Daher – Comunicação / Câmara Municipal