Vereadora propõe apoio a transplantados
O Projeto de Lei nº 70/2013 volta à pauta nesta terça-feira (11), durante a 2ª Sessão Ordinária do ano, para análise do mérito. O objetivo é desenvolver um conjunto de ações para promover a reinserção socioeconômica dos transplantados.
O programa visa garantir atendimento médico especializado, assegurar o fornecimento dos medicamentos indispensáveis no processo de recuperação, desenvolver políticas públicas com o intuito de auxiliar o desenvolvimento das pessoas transplantadas e incentivar campanhas de doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante, através de eventos, simpósios e todos os veículos que possam auxiliar.
Segundo o texto do projeto, o município poderá realizar convênios e parcerias com entidades de direito público ou privado, ONGs, entidades de classe e similares, visando incentivar a reinserção da pessoa submetida a transplante no mercado de trabalho.
A autora da proposta lembra que os transplantados não são enquadrados juridicamente como pessoas com deficiência, apesar de apresentarem dificuldades de inclusão no convívio social.
“Essas pessoas necessitam de apoio e incentivo para retomarem suas atividades e cabe a nós auxiliá-las na busca de uma melhor qualidade de vida e incentivá-las ao retorno às suas atividades. Para que isso ocorra, muitas delas prescindem de tratamento, medicamento, auxílios diversos e especializados que o município poderá oferecer”, declara Alessandra.
Comunicação / Câmara Municipal