Vereadora propõe cadastro de pessoas com deficiência para vagas de emprego
A proposta é de que o Executivo crie o Programa de Cadastro de Pessoas com Deficiência em busca de oportunidades de trabalho. De acordo com o projeto, a implantação e a gestão do Programa devem ser executadas pelas Secretarias Municipais do Trabalho e dos Direitos e Políticas Públicas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.
Ainda segundo o texto, o cadastro deverá conter todas as informações necessárias para a inclusão dos profissionais no mercado de trabalho, podendo as empresas ou órgãos interessados consultá-lo gratuitamente, mediante apresentação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
O conteúdo deverá ser disponibilizado na sede das Secretarias gestoras do sistema, bem como em suas páginas da Internet, desde que haja autorização do cadastrado. A vereadora autora da proposta afirma que uma das maiores dificuldades vivenciadas pela pessoa com deficiência é a sua inclusão no mercado de trabalho.
“Precisamos adotar mecanismos para que elas consigam galgar oportunidades. Existe a carência de vagas e, em contrapartida, alega-se que falta mão de obra. Logo, podemos minimizar essas dificuldades criando no Município esse banco de dados”, declara Alessandra.
Comunicação / Câmara Municipal