Vereadora propõe criação do Condeminha
O Condeminha deve ser um órgão educativo, vinculado ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Educação, com competência sobre todos os assuntos relativos à Educação Ambiental.
Proporcionar meios interativos e democráticos que possam produzir conteúdos e disseminar conhecimentos, por meio da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade; realizar ações estratégicas, que promovem a participação na produção de informação e conteúdos educativos que articulam resultados a longo prazo e desenvolver ações continuadas de suporte a Educação Ambiental são os objetivos do Projeto.
Se aprovado, o Condeminha será composto por 12 conselheiros, entre representantes de Escolas de Educação Infantil da rede municipal, Escolas de Ensino Fundamental I e II da rede municipal, Escolas Estaduais, Clubes de Serviços e grupos constituídos. O Conselho deve reunir-se a cada bimestre.
Segundo a vereadora Celi Regina, a ideia da criação do Conselho Mirim de Defesa do Meio Ambiente surgiu durante a realização da 1ª Conferência Mirim, em 2012, quando os alunos demonstraram interesse em participar dos debates a respeito do meio ambiente.
“Sabemos que as crianças e adolescentes são o futuro de nossa nação, e uma boa educação realizada na base, é garantia de colhermos bons frutos no nosso amanhã. Nesse sentido, é fundamental que eles saibam o que é meio ambiente e como fazer para preservar a natureza”, declara a autora do projeto.
Mariana Daher – Comunicação / Câmara Municipal