Celi reforça combate à violência contra a mulher
Segundo a vereadora, a recente divulgação das ocorrências de criminalidade estão permitindo uma leitura atualizada do avanço da violência sexual em Rio Preto. “Os dados estatísticos disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram uma situação de avanço na violência contra a mulher em Rio Preto”, afirma.
Entre os dados de aumento da violência contra a mulher que mais causam preocupação, está o número de estupros registrados pela Delegacia da Mulher de Rio Preto, que saltou de 39 casos registrados no primeiro quadrimestre de 2012, para 63, no mesmo período de 2013, um acréscimo de 61,53%. Os casos registrados de lesão corporal dolosa registraram uma queda de 10,96%: foram 538 casos até abril de 2012 e, hoje, são 479 casos registrados no mesmo período. Ainda assim, são superiores aos 445 casos registrados em 2011.
Na cidade de São Paulo, houve um aumento de 20,8% no número de estupros nos primeiros quatro meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, o que reforça a preocupação com os números de Rio Preto, três vezes maior do que o número de ocorrências na capital paulista.
“Elaboramos esse requerimento tendo em vista a precarização da estrutura de apoio às vitimas e investigação destes crimes, e a clara noção de que o enfrentamento não se restringe à questão do combate, mas compreende também as dimensões da prevenção, da assistência e da garantia de direitos das mulheres, que compõem os eixos estruturantes da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, declara Celi.