Vereadores apoiam criação da Galeria Aristides dos Santos
A propositura institui o espaço denominado Galeria Aristides dos Santos, destinado a expor fotos de personalidades que fizeram história no enfrentamento ao racismo. A Galeria, de acordo com o projeto, terá caráter permanente e será instalada na Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.
As fotos das personalidades devem ser acrescentadas à Galeria sempre no dia 25 de março e mediante a realização de solenidade pela Secretaria. A indicação dos homenageados fica a cargo do Conselho Afro de São José do Rio Preto.
Para a autora do projeto, além de homenagear personalidades que contribuíram na luta contra o racismo, a Galeria servirá para resgatar a memória da importância deste enfrentamento.
“O enfrentamento ao racismo não pode parar, tem que ser lembrado a todo o tempo, pois não se pode admitir que essa prática ainda ocupe lugar em nossa sociedade. Cabe a cada um de nós darmos nossa contribuição nessa incessante batalha”, afirma Karina.
A vereadora lembra, ainda, que essa luta tem como principal referência o Sr. Aristides dos Santos, presidente de honra do Conselho Afro de São José do Rio Preto, falecido em 2013, aos 99 anos de idade.
“Aristides figura na história de Rio Preto como o mais importante ativista negro e, inclusive, é considerado o símbolo da luta pela causa negra, e, portanto, nada mais justo que denominar a Galeria instituída por esta Lei com seu nome”, completa a autora do projeto, que segue para sanção ou veto do Executivo.
Comunicação / Câmara Municipal