Ferramentas Pessoais

Vereadores aprovam IPTU Verde, que prevê desconto para uso de energia limpa

Foi aprovada também, em primeira discussão, proposta de Peixão que abre prazo de um ano para regularização de comércios em bairros de chácaras de recreio
Vereadores aprovam IPTU Verde, que prevê desconto para uso de energia limpa

Projeto de Peixão prorroga prazo para emissão de alvará de comércio em chácaras de recreio

[17/10/2023]

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram, em primeira discussão, projeto de lei complementar que institui no município o "IPTU Verde", que garante desconto de 5% no imposto predial a imóveis residenciais ou não, incluindo condomínios horizontais e verticais, que adotarem o sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

Os outros sete projetos na pauta foram aprovados, e são os seguintes:

Quanto a legalidade, foi aprovado projeto de lei de Celso Peixão (MDB), que reabre, por um ano, o prazo para o procedimento de regularização de comércios instalados em chácaras de recreio, como o Jockey Clube. O vereador justifica que a reabertura do prazo se faz necessária tendo em vista que, mesmo após sucessivas prorrogações, o rol de documentos exigidos é extenso, o que dificulta o trâmite por parte dos empresários, atrapalhando a emissão do alvará de funcionamento.

Também de Peixão, em segunda discussão, projeto de lei complementar que faz alterações no Código de Obras e Edificações do munício, determinando que edificações com finalidades comerciais, industriais ou de prestação de serviços podem receber a Certidão de Acessibilidade antes mesmo da emissão do alvará ou do habite-se.

Do Executivo, em segunda discussão, o projeto de Lei que abre no Orçamento Fiscal do Município um crédito adicional especial no valor de R$ 70 mil, conforme convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública.

Em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei complementar de Paulo Pauléra (Progressistas) que inclui artigo na Lei Complementar nº 214 de 16 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact), obrigando que  nos imóveis tombados no município para fins de preservação sejam afixadas placas especiais de identificação que deverão conter informações como histórico, data da construção, estilo arquitetônico e curiosidades sobre o local.

Também em primeira discussão, foi aprovado projeto de Ricardo Alexandre Galhardo, o Ricka (Psol), que inclui o evento “Hip Hop em Ação” no calendário oficial do município. Projeto foi subscrito pelo vereador João Paulo Rillo (Psol), de quem Ricka é suplente.

Por fim, foram aprovados dois projetos, em primeira discussão, de Renato Pupo (PSDB): o que dispõe sobre a obrigatoriedade de exibição de campanhas educativas sobre prevenção da violência contra a mulher nas aberturas de shows e eventos culturais; e o que dispõe que as mesmas campanhas sejam exibidas em todas as salas e sessões de cinema da cidade.  Emenda do próprio vereador acrescenta que a exibição dos vídeos educativos sejam obrigatórios apenas em shows e eventos que tenham público superior a 100 pessoas.

Convocação

Os vereadores rejeitaram a convocação dos secretários da Assistência Social, Helena Marangoni, e da Fazenda, Martinho Ravazzi, para falar sobre o uso de dinheiro do Fundo Municipal do Idoso e do Fundo Municipal da Criança para fins diversos. Comissões temáticas da Casa é que vão abordar o tema.

Tribuna Livre

A tribuna livre foi ocupada pela presidente da Associação dos Amigos do Autista, Lígia Tavares, e pelo advogado Marcelo de Oliveira Lavezo. Ambos abordaram o mesmo tema: falta de políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e portadores de deficiência. Lígia cobrou ainda mais atenção da Educação para com as crianças autistas, em especial projetos de contraturno desenvolvidos pela associação, que corre o risco de perder o convênio.

Comunicação/Câmara Municipal

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788