Vereadores debatem digitalização da TV Câmara
Os diretores apresentaram detalhes do processo de digitalização e abertura do sinal da TVC. O engenheiro eletricista/eletrônico Luís Gustavo Lopes, contratado para acompanhar todo o processo, esclareceu as dúvidas dos vereadores em relação às questões técnicas que envolvem a digitalização.
A previsão é de que a TV possa ser sintonizada em canal aberto a partir de março de 2014. A partir daí, ela passará a transmitir programação própria 24 horas por dia.
O investimento estimado nesse processo, que inclui a aquisição de novos equipamentos, como ilhas de edição, softwares originais, câmeras, implantação da torre de transmissão, entre outros componentes, é de cerca de R$2,2 milhões. As compras serão feitas por meio de licitação.
O Diretor de Comunicação, Augusto Fiorin, lembra que esse investimento é necessário para que as informações geradas pela TV sejam levadas à sociedade. Hoje, a programação da TVC é transmitida pelo canal 4 da NET, com acesso restrito aos assinantes, e pelo site, neste link.
“A digitalização irá possibilitar que grande parte da população de Rio Preto e de pelo menos nove municípios da região, que até então não tem acesso ao canal do Legislativo, possa acompanhar as notícias da Câmara, o funcionamento da Casa e a atuação dos vereadores”, afirmou.
A Câmara Municipal deve também investir em recursos humanos. “Precisaremos ampliar a nossa equipe para manter a nova programação, pessoas com experiência em televisão e capacitadas para produzir um conteúdo de qualidade”, declarou o Diretor da TV, Lucio Ramos.
Estiveram também presentes na reunião os vereadores Paulo Pauléra, presidente da Câmara, Karina Caroline, Jean Charles Serbeto, Renato Pupo, Marco Rillo, Daniel Caldeira, Eduardo Piacenti e Celi Regina, que se comprometeram a oferecer apoio em todo o processo.
O presidente da Comissão Permanente de Comunicação, Eduardo Piacenti, e Celi Regina, membro da Comissão, informaram que devem ser agendadas reuniões periódicas para acompanhar o andamento do projeto.
Mariana Daher – Comunicação / Câmara Municipal