Embaixador Lauro Moreira recebe homenagem na Câmara
Lauro Moreira recebe a homenagem em agradecimento aos relevantes serviços prestados em prol da cultura brasileira. Nessa ocasião, estarão reunidos nomes de destaque da sociedade rio-pretense e da comunidade portuguesa.
Moreira está em Rio Preto a convite do Grupo Cultural Ares e Mares, presidido por Armando Oliveira Ribeiro e Roseli Ferraz de Arruda. Sua passagem pela cidade incluiu o recital “A Poesia de Marly de Oliveira interpretada por Lauro Moreira”, realizado na Galeria de Artes Norma Vilar.
Perfil
Lauro Moreira exerce atualmente a função de Presidente do Conselho da Biblioteca Padre Euclides, Instituição centenária localizada na cidade de Ribeirão Preto. Como diplomata, já serviu em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Marrocos e Lisboa.
Presidiu a Comissão Nacional para as comemorações do “V Centenário do Descobrimento do Brasil”, foi diretor geral da Agência Brasileira de Cooperação e o primeiro Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, entre 2006 e 2010. Dedicou-se às artes cênicas como diretor, ator a autor. Atuou no cinema como documentarista e recebeu inúmeros prêmios em fotografia.
Na promoção das artes e da cultura brasileira, tem como focos a música e a literatura em língua portuguesa. Em 1998, lançou o CD duplo “Mãos dadas”, em que recita obras de poetas da língua portuguesa. Em 2005, gravou o álbum “Manuel Bandeira: o poeta em Botafogo”, com interpretações próprias e do poeta, ilustradas com a música de Camargo Guarnieri.
Em 2008, Lauro Moreira lançou um CD com poemas de Marly de Oliveira. Criou o grupo “Solo Brasil”, que já percorreu vinte países em quatro continentes e inúmeras cidades brasileiras. O trabalho apresenta um painel com o que há de mais representativo na MPB do século XX.
Em 2013, o Grupo Ares e Mares abrirá as portas da ‘‘Casa de Ler Lauro Moreira”, para promover encontros anuais, desenvolver estudos, divulgar poetas, escritores e artistas, desenvolver ações culturais como encontros, recitais, exposições artísticas, compartilhar e apoiar projetos como forma de aproximar os povos de língua portuguesa.
Mariana Daher
Comunicação / Câmara Municipal