Ferramentas Pessoais

IMC recebe homenagem na Câmara

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto realiza na próxima segunda-feira (10), às 20h, Sessão Solene em homenagem ao Instituto de Moléstias Cardiovasculares-IMC.
IMC recebe homenagem na Câmara

Divulgação

Conforme o Decreto Legislativo (DL nº1159/12), de autoria do vereador Antonio Carlos Parise (PTB), o Instituto de Moléstias Cardiovasculares-IMC de São José do Rio Preto, será homenageado com o Título de Empresa Cidadã, em reconhecimento aos seus excepcionais serviços que há 45 anos contribuem para a melhoria de vida na área da medicina, visando o bem estar e a saúde do cidadão.

Nessa sessão, também, acontece o lançamento do carimbo postal comemorativo e apresentação do selo personalizado, alusivos aos 45 anos do IMC.

O IMC de São José do Rio Preto é um dos centros nacionais de referência nas áreas de cardiologia, cirurgia vascular e doenças pulmonares.

Fundado em 11 de dezembro de 1967, o IMC conta com infra-estrutura ultra moderna, equipamentos de última geração e um corpo clínico formado por 35 médicos competentes e experientes nas áreas de cardiologia clínica, pneumologia, cirurgias torácica, cardíaca, e vascular, além de cerca de 36 médicos estagiários. O corpo clínico do IMC está em constante aperfeiçoamento e possui inúmeros trabalhos publicados no Brasil e exterior.

O IMC, além de Rio Preto, atende toda a região noroeste, inclusive os estados vizinhos de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. São mais de 4.700 consultas ambulatoriais por mês, sendo 49% de Rio Preto e 51% da região e outras partes do país.

Outras marcas do IMC são o pioneirismo e a vocação para a pesquisa científica e formação de médicos. Estima-se que 70% dos cardiologistas de Rio Preto foram formados pelo IMC. Nestes 43 anos, mais de 440 médicos recém-formados realizaram estágio na instituição em todas as áreas.

O IMC é reconhecido também como um dos principais centros de pesquisa, sendo uma das 161 instituições que integram a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), do Ministério da Saúde. A CONEP exerce papel importante no campo das pesquisas voltadas à Saúde e à ciência no país.

São muitos os exemplos do pioneirismo do IMC. Um dos marcos da história da cardiologia de Rio Preto foi em 1972, quando seus médicos demonstraram, pela primeira vez no mundo, que o marcapasso traz benefícios aos doentes de Chagas. Até então era consenso entre os médicos que o marcapasso ‘matava’ o doente de Chagas. Através de pesquisas científicas, o IMC comprovou que o aparelho salva mais do que mata a pessoa.

A solenidade em homenagem ao Instituto de Moléstias Cardiovasculares-IMC, será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 4 da NET) e pelo site  www.riopreto.sp.leg.br .

Paula Mingorança-Assessora de Imprensa da Câmara Municipal

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788