Ferramentas Pessoais

Ministério das Comunicações vai desligar sinais de TV analógica

Diretores da Câmara Municipal de São José do Rio Preto participam de reunião sobre TV Digital em Brasília.
Ministério das Comunicações vai desligar sinais de TV analógica

Foto: Gianda Oliveira

Após a Copa do Mundo no Brasil em 2014 o Ministério das Comunicações começará o desligamento dos sinais de TV analógica, incluindo TVs Legislativas, como a TV Câmara, por exemplo. A informação foi dada pelo Secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Genildo Lins, na última quinta-feira (29) durante reunião com representantes de TVs Legislativas em Brasília.

“Esse canal analógico vai acabar. O processo para extinguir a transmissão no antigo sistema vai começar pelo interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e boa parte do Paraná e Rio Grande do Sul, além obviamente, das capitais destes estados”, afirmou o secretário.

De acordo com estudo do Ministério das Comunicações, o desligamento do sinal analógico ocorrerá em caráter experimental já a partir de 2013.

Durante a reunião o secretário também informou que o projeto técnico para instalação da TV Digital em Rio Preto está sendo analisado pela equipe técnica do Ministério, sob a supervisão do engenheiro Eduardo Amorim, coordenador do grupo de Radiofusão Pública. “Além de Rio Preto está sob análise o projeto de mais três municípios paulistas. A nossa previsão é aprovar a documentação no máximo até o dia 20 de dezembro”, disse Amorim.

Com a aprovação do projeto, o Ministério determina que a compra e instalação dos equipamentos para a transmissão do canal sejam efetuadas no período de 12 meses, podendo acarretar multa para a Câmara Federal e subsequente para a Câmara Municipal, em caso de descumprimento.

Segundo o Diretor de Comunicação Social da Câmara, Lucas Gomes, o projeto ficará para o próximo presidente do legislativo. “Por questão de tempo não conseguimos implantar este ano como era o nosso objetivo, mas avançamos muito neste processo, toda a parte burocrática já passou, falta apenas a última etapa. Resta agora à próxima administração decidir se dá seqüência ou não ao trabalho que até aqui foi desenvolvido”, declara Gomes.

Outra informação importante para o Legislativo Municipal, anunciada na reunião, é a de que a natureza de concessão do canal para a TV passará de retransmissora para geradora. Isto significa que a TV Câmara de Rio Preto será a geradora do canal digital 61, com 24 horas de programação própria. O mesmo canal terá multiprogramação da TV Alesp, TV Câmara Federal e TV Senado.

Participaram da reunião o Diretor Geral da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, José Roberto dos Santos, o Diretor de Comunicação Social, Lucas Gomes e a Diretora da TV Câmara, Gianda Oliveira, além de representantes de câmaras dos municípios paulistas de Ribeirão Preto, Bauru, Brangança Paulista, Uberaba, Itajubá e Divinópolis de Minas Gerais e Castelo do Espírito Santo.

Assessoria de Imprensa-Câmara Municipal

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788