Ministério das Comunicações vai desligar sinais de TV analógica
Após a Copa do Mundo no Brasil em 2014 o Ministério das Comunicações começará o desligamento dos sinais de TV analógica, incluindo TVs Legislativas, como a TV Câmara, por exemplo. A informação foi dada pelo Secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Genildo Lins, na última quinta-feira (29) durante reunião com representantes de TVs Legislativas em Brasília.
“Esse canal analógico vai acabar. O processo para extinguir a transmissão no antigo sistema vai começar pelo interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e boa parte do Paraná e Rio Grande do Sul, além obviamente, das capitais destes estados”, afirmou o secretário.
De acordo com estudo do Ministério das Comunicações, o desligamento do sinal analógico ocorrerá em caráter experimental já a partir de 2013.
Durante a reunião o secretário também informou que o projeto técnico para instalação da TV Digital em Rio Preto está sendo analisado pela equipe técnica do Ministério, sob a supervisão do engenheiro Eduardo Amorim, coordenador do grupo de Radiofusão Pública. “Além de Rio Preto está sob análise o projeto de mais três municípios paulistas. A nossa previsão é aprovar a documentação no máximo até o dia 20 de dezembro”, disse Amorim.
Com a aprovação do projeto, o Ministério determina que a compra e instalação dos equipamentos para a transmissão do canal sejam efetuadas no período de 12 meses, podendo acarretar multa para a Câmara Federal e subsequente para a Câmara Municipal, em caso de descumprimento.
Segundo o Diretor de Comunicação Social da Câmara, Lucas Gomes, o projeto ficará para o próximo presidente do legislativo. “Por questão de tempo não conseguimos implantar este ano como era o nosso objetivo, mas avançamos muito neste processo, toda a parte burocrática já passou, falta apenas a última etapa. Resta agora à próxima administração decidir se dá seqüência ou não ao trabalho que até aqui foi desenvolvido”, declara Gomes.
Outra informação importante para o Legislativo Municipal, anunciada na reunião, é a de que a natureza de concessão do canal para a TV passará de retransmissora para geradora. Isto significa que a TV Câmara de Rio Preto será a geradora do canal digital 61, com 24 horas de programação própria. O mesmo canal terá multiprogramação da TV Alesp, TV Câmara Federal e TV Senado.
Participaram da reunião o Diretor Geral da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, José Roberto dos Santos, o Diretor de Comunicação Social, Lucas Gomes e a Diretora da TV Câmara, Gianda Oliveira, além de representantes de câmaras dos municípios paulistas de Ribeirão Preto, Bauru, Brangança Paulista, Uberaba, Itajubá e Divinópolis de Minas Gerais e Castelo do Espírito Santo.
Assessoria de Imprensa-Câmara Municipal