Sicredi recebe Medalha 19 de Julho e Diploma de Gratidão da Cidade
A Sessão Solene em homenagem ao Sicredi ocorreu ontem (09) em cumprimento ao Decreto Legislativo (DL nº 1152), de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Oscarzinho Pimentel (PSL).
Na cerimônia, a empresa foi representada pelo presidente José Paulo Rodrigues. A proposta que deu origem ao Decreto em homenagem à empresa foi aprovada por unanimidade entre os vereadores. Toda sessão foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara – Canal 4 da Net e pelo site do legislativo (www.riopreto.sp.leg.br).
Para o autor da proposta, esta é uma justa homenagem a uma cooperativa que movimenta a economia, gera empregos e colabora com trabalhos sociais. “O Sicredi tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico não apenas da cidade, mas também de toda a região. A empresa conta com 115 cooperativas de crédito e mais de 1.100 pontos de atendimento em dez estados brasileiros. O Sicredi está em São José do Rio Preto há 13 anos. Hoje, são mais de seis mil associados na região.”, disse Oscarzinho durante seu pronunciamento.
A empresa é formada pelo conjunto de cooperativas de crédito singulares e suas respectivas centrais. Fazem parte também o Banco Cooperativo Sicredi S/A, as empresas por este controladas, a Fundação Sicredi e a Sicredi Fundos Garantidores. Entre os projetos desenvolvidos na região, está o Programa “A União Faz a Vida”, em parceria com a escola Coopem (Mirassol), cujo objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa.
A empresa mantém, também, o Programa Crescer, que tem como objetivo manter os associados informados sobre o tipo societário, suas características e sobre o papel de proprietário de um empreendimento coletivo. E o programa “Pertencer” visa ter uma participação mais efetiva dos associados na gestão das cooperativas de crédito do Sicredi.
O presidente da empresa
José Paulo Rodrigues é presidente da cooperativa há cinco anos. É casado com a Dra Luciana Cardoso Floreano Rodrigues e atuou como professor de ortopedia da FAMERP por 10 anos, deixando a carreira acadêmica para se dedicar ao cooperativismo.
Suelen Tavares – Assessora de Imprensa da Câmara Municipal